Logística ap e dp

Logística ap e dp . Os estudiosos em logística daqui a alguns anos certamente vão classificar nosso setor em ap e dp. Antes da Pandemia e e Depois da Pandemia.

Logística ap e dp
Logística ap e dp

O ano de 2020 é um marco divisor de águas do nosso segmento de atuação. Afinal houve uma inclusão digital impressionante e a mudança de hábitos com a primeira compra na internet de milhões de brasileiros que nunca tinham utilizado o comércio eletrônico em nosso país.

Plataformas Verticalizaram suas atividades logísticas

Os três principais marketplaces no Brasi (Mercado Livre, Amazon e Magalu) verticalizaram suas operações multiplicando centros de distribuição e hubs pelo pais todo e ampliaram a última milha ou delivery controlados por eles mesmos. Em alguns casos, adiquiriram startups ou empresas de tecnologia para agregar valor a sua cadeia de serviços.

Entre as inovações de 2020, a Amazon iniciou o seu programa FBA Logística no Brasil.. A MAGALU comprou um app de delivery “AiqFome” e adquirou ainda de uma só vez a GFL Logística e a plataforma SINCLOG . O Mercado Livre adquiriu parte do capital da startup Kangu e até fretou aeronaves cargueiras (MELI Air) tudo para melhorar a experiiência de compra de seus parceiros e clientes.

Operadores logísticos ampliaram suas atividades com aquisições de concorrentes

,O setor tem uma pulverização impressionante. Mas foi iniciado um movimento para crescimento via aquisição de empresas concorrentes e com isto ampliar o market share ou ampliar o portfólio de serviços. E isto gera uma maior concentração em players que passam a ter uma cobertura nacional e com uma carteira de serviços voltados para o e-commerce.

Neste sentido, vários operadores foram às compras no Mercado, entre eles a BBM que fez várias aquisições como por exemplo a Translovato e a Diálogo. Neste ano a Sequoia lançou seu IPO e adquiriu a Prime Logística, No ano anterior já havia comprado em 2019 a Texlog e a Nowlog como etapas preparatórias para o lançamento de sua oferta pública de ações.

Tecnológicas se movimentam tambem

Várias start-ups foram adquiridas ou receberam aportes na corrida de oferecer a melhor experiencia de compra aos compradores de e-commerce. E nesta segunda (14/12/20) tivemos o anuncio que a Locaweb comprou o Melhor Envio

Jadlog optou pelo crescimento orgânico

Mas importantes operadores logísticos optaram pelo crescimento orgânico aumentando o seu faturamento com a diversificação de sua carteira de clientes e fazendo investimentos significativos ampliando sua estrutura operacional, na automação de processos e na digitalização de seus serviços.

A JADLOG que agora tem 98% de seu capital controlado pelo grupo DPD foi um exemplo dos Operadores que optaram por esta estratégia, Além de ter feito importantes investimentos na modernização e ampliação de seu parque tecnológico, ao longo do ano de 2020 inaugurou novos hubs regionais e ampliou significativamente sua malha de transporte. Outro destaque neste sentido foi o aumento de capacidade na última milha e melhorias na sua rede franquiada.

É este ano vai ficar marcado em todos nós pelos reflexos da pandemia, mas de uma forma especial em quem se dedica ao setor de logística…

Post atualizado as 22:50 d0 dia 14/12/2020