O que esperar de 2021

O que esperar de 2021 ? Não vou contar propriamente uma novidade… Não será um ano fácil. com certeza. A economia deverá fazer um esforço enorme e coletivo para se recuperar. Afinal foram milhares negócios e milhões de postos de trabalho fechados pela pandemia e toda a crise gerada a partir dela.

O que esperar de 2021
O que esperar de 2021

Reerguer os negócios e parte dos postos de trabalho será um desafio enorme para toda a Sociedade brasileira e mundial em um cenário de muita incerteza com aberturas e fechamentos na medida em que as taxas de ocupação de UTIs baixem ou subam de forma mais aguda.

E neste sentido a concretização da vacinação de boa parte da população e começando pelos grupos de risco. Esta operação será um grande desafio logístico para o governo em todas as três esferas: Federal, Estadual e Municipal e consumirá um período longo pois serão necessários a mobilização de vários produtores de vacina para poder dar conta de tanta demanda e um milhares de colaboradores não só do segmento da saúde.

Outra certeza é que a inclusão digital do consumidor veio para ficar e deve se expandir em 2021. Foi um efeito positivo de toda esta crise. E junto muitas empresas aceleraram a sua entrada no mundo digital. Investimentos significativos foram feitos com a ampliação de serviços on line e ofertas de novos produtos e serviços via internet.

Entre as ações além de incrementos em suas plataformas, as empresas foram às compras. Compraram startups de tecnologia, operadores logísticos e transportadoras. Os grandes marketplaces verticalizaram suas operações. Quer saber mais? Leia o meu artigo “Logística ap e dp” (clique aqui para acessar o post)

O mundo estará ao seu alcance na palma de sua mão. As aplicações serão completamente voltadas para os smartphones. PCs e tablets ficarão em segundo plano. E as TVs deverão cada vez mais interagir com os consumidores integrando sua interatividade com os smartphones.

Aplicações de Inteligência artificial estarão cada vez mais presentes. E os aplicativos de inteligencia de mercado chegarão ao cotidiano de empresas de todos os tamanhos. Cada vez mais teremos engenheiros de dados usando o Power Bi da Microsoft e o Tableau.

Abra sua mente. 2021 será desafiador mas no final do arco-iris diz a lenda que tem um pote de moedas de ouro (ou serão bitcoins?) à espera dos vencedores.

Você está ´preparado(a)?

0