O que aprendi da vida logística

O que aprendi da vida logística. Estou na estrada há muitos anos. Uma longa jornada em empresas de ponta. Quase todas elas voltadas para a distribuição da última milha. Não gosto muito de olhar para trás… Afinal ainda pretendo “experienciar” muita coisa agora e nestes próximos tempos.Mas o que aprendi ao longo desta jornada?

O que aprendi da vida logística - foto: Canal do Blog do Rogério no Youtube
Canal do Blog do Rogério no Youtube

O que aprendi da vida logística ?

Melhorar todo dia – Primeiro que sempre temos algo a melhorar. E isto é fundamental tanto para uma gigante estatal quanto uma startup tando os seus primeiros passos. Ninguém chega a posição de líder por acaso. E se ficar de braços cruzados, é surpreendido pelos concorrentes que estão ávidos a ocupar o seu lugar.

Aprender com seus erros – Ter humildade de reconhecer os seus erros é o primeiro passo para evoluir seus serviços. Nós todos temos uma enorme dificuldade em admitir nossas falhas. E enquanto negamos, não tomamos a coragem de mudar.

Estudar tudo – Nosso segmento possui margens apertadas. Qualquer descuido é fatal do ponto de vista de lucrativadade. Estar aberto a rever cada etapa partindo do pressuposto do que ´não agrega valor deve ser eliminado e não aperfeiçoado. Só o que tem valor para o cliente seja o embarcador ou o destinatário deve ser mantido e melhorado, E aí vale melhores práticas e benchmarking.

Aprender a Ouvir – Precisamos saber ouvir nosso público interno e o mercado. Parece fácil. Mas é um processo difícil pois estamos em tempos de que todos querem falar mas poucos estão dispostos a escutar. E se paramos para ouvir quem executa vamos nos surpreender com a quantidade de coisas que podemos incorporar ou reinventar. Iniciativas “pequenas”, óbvias mas que estão ao nosso alcance. Melhoria contínua evitando desperdícios e retrabalhos. Clientes também. E os mais”reclamões” são os que mais podem nos trazer insights para aprimorando dos nossos produtos e serviços

Usar a tecnologia – Parece óbvio, mas disperdiçamos muitos recursos que temos ao nosso alcance por desprezar o que a técnologia nos fornece e cada vez mais vamos usar a inteligência de Mercado (BI), a inteligência Artifiicial e a Aplicada, E isto que ainda engatinhamos na Internet das Coisas…

Informação – As organizações precisam ter bases de conhecimento e elas precisam ser interdisciplinares. Só com o acesso de forma aberta e ampla decisões podem ser tomadas de forma rápida e eficaz.

Errar Mais – Temos muito medo de cometer erros. E isto é talvez o nosso maior erro! Quando maiores nossa organização ou quanto maior o nosso posto mais queremos aquela “bola de segurança”. Por isto pedimos mas informações, mais pesquisas, mais relatórios. E o tempo passando e a concorrência agindo enquanto estamos paralizados pelo “pavor de errar”.

Sustentabilidade – Não é modismo. É sobrevivencia da sociedade e do planeta. Se conscientize e tome ações concretas. Agora. Não espere e comece por ti. Na tua casa e na tua empresa.

Compartilhar conhecimento – Faça disto um mantra. Um lema de vida. E você vai ver que aprende muito mais ao compartilhar do que ao reter conhecimento. Compartilhar é uma troca e você ganha muito. Experimente!

Renovar -É preciso ação. É preciso mentes abertas dispostas a experimentar o novo. É lá que que est da o futuro Logística.

Leia também Pense: o que te move? (clique aqui e leia o artigo) e Admirável mundo novo (clique aqui para ler o artigo completo)