Admirável mundo novo

Admirável mundo novo  . Não este artigo não é sobre a obra “1984” de Aldous Huxley , que falava no “Grande Irmão”, o conhecido “Big Brother” e muito menos sobre o reality show homônimo. Aliás o livro li ainda adolescente e recomendo a quem ainda não o fez. Queria falar sobre o “novo normal”. Você já pensou como será sua vida dentro de algumas semanas, quando as medidas de isolamento social forem relaxadas?

Admirável mundo novo

Pois hoje fiquei pensando. Afinal a populrização dos smartphones e o uso da internet móvel para acessar dados, voz e imagens permitem acessar a tudo e todos. Esta faciidade veio através de redes sociais e apps de todos tipos com recursos que antes eram impensáveis por dificuldades técnicas e custos elevados.

Afinal, quanto dos novos hábitos ficarão enraizados em nosso cotidiano? Me atrevo a “prever” alguns deles;

Compra pela internet

Para mim é a jóia da coroa! Habito que passou a ser utilizado por milhões de brasileiros pela primeira vez e ficará enraizado no nosso dia-a-dia. Eu mesmo aderi a compra de legumes e frutas em um atacado, por aplicativo e gostei do resultado. Outros produtos já tinha tido experiência e além de prático tem um atrativo de preços mais baixos do que no varejo convencional.

Novos modelos de Varejo

As lojas encolherão de tamanho e passarão a ser muito mais show-room e pontos de retirada de compras feitas pela internet. O delivery seja com os tradicionais couriers, armários inteligentes ou pontos de retirada em comércio locais vizinhos dos clientes não pertencentes ás grandes redes como os “Pontos Pick-ups” uma alternativa nova e inteligente que a Jadlog trouxe da Europa via o Grupo DPD a qual faz parte há pouco mais de três anos.

Reuniões por teleconferência

Quando eu lembro de quanto tempo perdido em trânsito, viagens em estradas ou por via aérea com esperas intermináveis que podiam ter sido evitados eu relevo por completo alguns deles por conta de links lentos ou instáveis. Sim eu vou continuar usando este recurso

Educação à Distância

Eu já tinha vencido o “ranço” ao EAD assistindo aulas “de degustação” dos cursos de pós-graduação MBA da PUC RS. São excelentes e de uma dinâmica muito boa. Meu filho tinha me recomendado. Mas nada como usarmos. Sentirei a falta dos papos presenciais dos colegas, mas eu ainda farei isto.

Home Office

Confinado a mais de 60 dias por estar nos grupos de risco, tenho um sentimento dúbio depois de ter vivido esta experiência. Creio que deve ser usada com moderação. Em doses muito elevadas pode levar à dispersão de foco e queda de produtividade, Mas em certas ocasiões reduz os percursos improdutivos de transito das grandes cidades e permite uma interação com a família que certamente fa bem às pessoas.

Leia também; “Logística depois da pandemia” (clique aqui para acessar o artigo) e também “A transformação digital na ‘logística pós-pandemia” (clique aqui para acessar o artigo)