O Futuro Seis Desafios Para Mudar o Mundo

O Futuro Seis Desafios Para Mudar o Mundo . Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, nos apresenta mais uma ver­dade inconveniente. Mantendo a mesma paixão com que abordou o desafio das mudanças climá­ticas, e amparado em décadas de experiência à frente das políticas globais, o autor analisa o horizonte nublado de nosso planeta.

O Futuro Seis Desafios Para Mudar o Mundo Fonte: Amazon
O Futuro Seis Desafios Para Mudar o Mundo

No livro, o autor nos apresenta uma avaliação sóbria e fundamentada, onde identifica os seis principais desafios para o nosso mundo em mudança: – a crescente globalização econômica, que gerou uma entidade integrada e holística que se relaciona de forma totalmente nova com o capital, o mer­cado de trabalho, os mercados consumidores e os governos.

A comunicação digital globalizada, que reúne os pensamentos e as emoções de bilhões de pessoas e conecta equipamentos, robôs, sensores onipresentes e bases de dados.

A alteração do equilíbrio do poder político, econômico e militar do mundotr ansferido dos Estados Unidos para um conjunto de centros de poder emergentes.

Um sistema de avaliação econômica impreciso, que nos conduz ao cresci­mento insustentável do consumo. – a revolução nos estudos dos genomas e nas ciências da vida, que está trans­ferindo o controle da evolução para as mãos humanas. A ruptura radical nas relações entre os seres humanos e os ecossistemas da Terra.

Um livro que vale a pena ser lido e que mesmo tendo sido publicado à alguns anos atrás permanece atual. Aliás outra boa dica de leitura e de documentário para assistir é o Uma verdade inconveniente: O que devemos saber (e fazer) sobre o aquecimento global (clique aqui para ler a resenha deste livro)

Te convido a ler meu artigo sobre “O Futuro” que também está disponível no formato de podcast.