Dia D de Logística

Dia D de Logística. Hoje comemoramos o dia D e também o Dia da Logística. Você certamente já ouviu falar no dia 6 de junho de 1944. Foi o dia que as Forças Aliadas desembarcaram na Normandia (França) para expulsar as tropas nazistas comandadas por Hitler.

Dia D de Logística
Dia D de Logística

Segundo o site Brasil Escola do UOL, o Dia D, ocorrido em 6 de junho de 1944, foi a maior operação de guerra da história e combinou diversas forças militares. Conhecido como Operação Overlord, o Dia D resultou na conquista de parte da Normandia, no Norte da França.

Conforme o levantamento do historiador Max Hastings, o Dia D mobilizou 5.300 navios, que transportaram 150 mil homens e 1.500 tanques para a Normandia. Além disso, 12 mil aeronaves foram utilizadas nesse dia, muitas delas usadas por paraquedistas que pousaram em diferentes pontos da região

Toda esta complexa operação necessitou de muita logistica e até algumas dezenas de anos atrás a logística era considerada uma especialização militar.

No Brasil os cursos superiores de logística são recentes e em grande parte cursos de curta duração para formação de tecnólogos. Existem também vários cursos de pós-graduação e MBA em logística.

Mas a grande maioria de nossos colegas não tem formação em bancos escolares. São forjados no fogo do dia-a-dia,enfrentando os desafios de nossa profissão.

Minha formação em logística foi na … Escola Superior de Administração Postal

Quando perguntam minha formação respondo com muito orgulho que sou Administrador Postal! Como assim? Aos 21 anos estudante de engenharia cívil fiz um concurso dos Correios para poder cursar Administração Postal. Isto no final dos anos 70 em Brasília.

Selo comemorativo da criação da Escola Superior de Administração Postal

Carente de profissionais na área de logística, os Correios que haviam feito um convenio com a PUC RJ para realizar primeiras turmas do curso, resolveu construiur sua própria escola ao transferir sua sede de fato para o Distrito Federal.

Um curso pioneiro que mesclava aspectos práticos da operação voltada para a última milha e outros matérias de logística e com uma formação em administração de empresas. Existiam na época cerca de seis escolas com esta formação no mundo todas bancadas por Correios e a nossa foi inspirada na experiência Postal Francesa.

Sou muito grato por toda a formação que recebi e as experiencias que vivi ao longo de duas décadas no Rio Grande do Sul e em Brasilia e nos mais de vinte países que tive oportunidade de conhecer sempre em consultorias em Correios. A última delas já como consultor privado.

E depois, o que aconteceu?

Posso dizer que muitos projetos e realizações fiz e faço no segmento de logística na iniciativa privada, mas isto é uma outra história que conto em sábado qualquer….

Leia também Pense: o que te move? (clique aqui para acessar aqui)