Phygital é a solução logística ideal

Phygital é a solução logística ideal. No passado tudo era físico ou como se usava na época eram “bricks” (tijolos em inglês). Com o boom digital e a explosão das vendas pela internet, veio a onda dos “bits”. Ambas soluções tem suas vantagens mas não são completas.

Phygital é a solução logística ideal
Phygital é a solução logística ideal

A presença física permite interação e contato com o produto mas quase sempre é mais custosa e tem ruptura de vendas por falta de estoque. Por outro lado, a solução digital é mais ágil exige menor investimento e tempo para ampliação das vendas, mas e se algo der errado? Como fazer a logística reversa? Como devolver o produto em caso de desistência? Ou realizar a troca de um produto enviado errado. Mas ter uma presença física relevante em um país continental como o nosso não é uma missão simples.

Durante muito tempo apenas os Correios tinham uma rede com uma cobertura que permitia fazer este papel. Mas existiam vários inconvenientes como as filas enormes para atendimento dos consumidores.

De olho nesta oportunidade de mercado, alguns operadores logísticos desenvolveram soluções sob medida para dar esta cobertura para quem tem redes físicas limitadas. 

A Jadlog, por exemplo, trouxe a solução PICKUP da Europa. Através desta rede que reúne milhares de pequenos empreendimentos como floriculturas, papelarias, lojas de acessórios de celulares e outras centenas de tipos de negócios de bairros, em todo o país, passam a ser ponto de recebimento e entrega de remessas de uma parcela relevante da população. Além do know-how o Grupo DPD trouxe também a tecnologia de interação entre embarcador, cliente e pontos de recebimento e entrega de carga todos integrados através de um aplicativo (app) para celular.

Compatibilizar as tuas técnicas é o que mercado agora denomina Phygital mescla de físico (Physical em inglês) e Digital.

Fonte: BlogRogério