A Felicidade

A Felicidade . Tema fascinante abordado neste novo episódio de Idéias & Debates – Cap VII e reproduzido no podcast do Blog Rogério. A ideia de que a vida é mais do que a busca de sensações positivas não é nova. Aristóteles, filósofo do século IV a.C., escrever que a FELICIDADE é o motivo por trás de todas as razões humanas; não defendia viver apenas em busca de emoções positivas e prazeres. Para o filósofo grego, ser feliz era praticar a virtude.

A Felicidade é o tema do novo episodio de Ideias & Debates CAP VII reproduzido no podcast do Blog Rogerio
Episódio do Podcast do Blog Rogerio inspirador e provocativo!

Thomas Jefferson, 3º terceiro Presidente dos Estados Unidos no século 18, levou a FELICIDADE a um direito na declaração de independência americana, em 1776, não defendia ser feliz acima de qualquer coisa, como queremos hoje. Para Jefferson, a felicidade envolvia conter desejos para obter objetivos de longo prazo. Assim nasce o conceito de felicidade pública, segundo Hanna Arendt filósofa alemã muito influente no século XX.

É grande, e crescente, o número de pesquisas interessadas em descobrir o que é felicidade e o quanto as pessoas são felizes. Essas pesquisas ilustram novo humor em que a busca pela felicidade é um imperativo.

Aliomar Galvão se propôs a falar sobre o tema com os seguintes capítulos: 1. A evolução do sentido da felicidade no Ocidente; 2. Sua especulação sobre seu sentido na atualidade; 3. Como se relacionar felicidade e trabalho; e, por último – qual a real extensão em que as pessoas podem ser felizes nas organizações. Participaram além do Aliomar Galvão, Ana Maria Mota, Celso Arakaki, Guilherme Bianchi, José Ribamar Oliveira Jr. e Marcos Valério Araújo

Eu acabei não podendo participar devido viagem a serviço a Belo Horizonte, Mas tinha me preparado com uma leitura muito especial de um livro da Monja Coen: A sabedoria da transformação.

Ouça ao episdio aqui no spotify ou na sua plataforma preferida. Afinal o nosso podcast está nas principais plataformas: