O MBA da vida real de Suzy e Jack Welch

O MBA da vida real de Suzy e Jack Welch é minha nova leitura. Há tempos atrás já tinha devorado o excelente “Paixão por Vencer” do mesmo autor. Afinal, por que algumas organizações prosperam enquanto outras não conseguem sequer manter os resultados? Como evitar ser passado para trás pela concorrência e como agir se isso acontecer?

O MBA da vida real de Suzy e Jack Welch
O MBA da vida real de Suzy e Jack Welch

O que um líder precisa fazer para extrair paixão e alto rendimento da equipe, inclusive dos gênios cujo trabalho não entende, dos funcionários remotos que mal conhece e daqueles que estão sempre jogando contra o time? Neste livro, Jack e Suzy Welch abordam a importância de transmitir a missão e os valores da empresa aos funcionários e incentivar as boas ideias entre seus colaboradores.

Também analisam formas inovadoras de pensar sobre marketing e finanças e sugerem medidas realistas para lidar com as crises. Eles apresentam um novo modelo de liderança, elaborado para dar conta das transformações das últimas décadas, descrevendo tudo o que você precisa para montar uma equipe campeã, cobrindo temas como contratação, motivação, retenção, trabalho remoto e mudanças geradas pelas novas tecnologias.

O MBA da vida real reúne tudo o que você precisa saber para:

– Cultivar os comportamentos essenciais para uma liderança eficaz

– Formar uma equipe motivada que seja mais forte no conjunto do que na soma das partes – Contratar profissionais brilhantes usando uma técnica que diminui as chances de erro

– Reinventar-se a fim de sair da estagnação na carreira e descobrir a sua Área de Destino

– Transmitir a missão e os valores da empresa para sua equipe

– Criar uma estratégia que não fique ultrapassada com o tempo

– Evitar uma rasteira da concorrência ou se recuperar de uma queda caso seja tarde demais

– Estimular o crescimento num ambiente desfavorável e incentivar as boas ideias entre todos

– Ir além da burocracia para se concentrar no que realmente impulsiona o desempenho

– Trazer à tona as oportunidades de crescimento que estão escondidas

– Entender e analisar os dados financeiros (especialmente para quem não é da área financeira)

– Lidar com uma crise nas mídias sociais e sobreviver para contar a história

– Organizar o RH de um jeito novo e radical, permitindo que faça contribuições ainda maiores.

Para quem não conhece os autores:

Jack Welch foi CEO da General Electric durante 21 anos. Por causa de suas técnicas gerenciais inovadoras, a GE é considerada pela revista Fortune uma das mais admiradas e bem-sucedidas organizações do mundo, com valor de mercado de mais de 400 bilhões de dólares. Presidiu o Jack Welch Management Institute, dá palestras em empresas e prestou consultoria a um grupo de executivos do segmento de private equity.

Ficou curioso? Veja o post sobre o outro sucesso dele que publiquei no post 7 livros inesquecíveis – Paixão por Vencer

Suzy Welch, esposa de Jack Welch, é escritora e jornalista, e foi editora do prestigiado periódico Harvard Business Review. Hoje ela faz parte do conselho de diversas organizações sem fins lucrativos em defesa dos direitos dos animais. É autora de 10-10-10: Hoje, amanhã e depois (Ediouro) e escreveu, com o marido, o livro Paixão por vencer (Elsevier).

Fonte: Amazon