Emirates transporta carga em aviões de passageiros há um ano

Emirates transporta carga em aviões de passageiros há um ano . No dia 16 de Março de 2020, o voo EK 2503 da Emirates descolou do Dubai para o Kuwait. Embora realizado num avião de passageiros – no Boeing 777-300ER – o voo EK 2503 não transportava passageiros, mas sim cerca de 34 toneladas de carga que era necessária com urgência para o Kuwait.

Emirates transporta carga em aviões de passageiros há um ano. Fonte: Revista Cargo PT
Emirates transporta carga em aviões de passageiros há um ano

Foi a primeira vez na história das suas operações que a Emirates realizou um voo no qual transportava somente carga num avião de passageiros. Vindo apenas quatro dias após a COVID-19 ter sido declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o EK 2503 seria o primeiro de mais de 27.800 voos de carga a serem realizados pela Emirates SkyCargo no ano seguinte, enquanto a transportadora trabalhava para manter continuamente as comunidades de todo o mundo fornecidas com material médico e alimentos essenciais de que precisavam durante a pandemia.

De «impossível» em 2020 para um «pilar operacional» na actualidade

Emirates Skycargo aviao

Nabil Sultan, vice-presidente sénior da divisão de carga da Emirates frisou que há, um ano atrás, o que era «considerado impossível na indústria de carga aérea tornou-se não apenas uma realidade, mas um forte pilar operacional para a Emirates SkyCargo». Antes da pandemia, lembrou, «quase dois terços da nossa carga total era transportada no compartimento de carga dos nossos voos de passageiros. No início de Março de 2020, com as suspensões de voos e restrições de viagem de passageiros impostas pela COVID-19, poderíamos prever uma situação em que não haveria mais capacidade de carga adequada disponível no mercado para o transporte de provisões essenciais».

«De modo a reforçar a capacidade de carga oferecida pelos nossos 11 freighters Boeing 777 e garantir que poderíamos responder à urgente procura de bens como EPI, ventiladores, e outros produtos farmacêuticos e alimentares em todo o mundo, fizemos pro-activamente um plano radical e inovador de modo a aproveitarmos o nosso avião widebody de passageiros para realizar voos apenas de carga. Testámos este conceito de transporte de carga em avião de passageiros com um voo para o Kuwait a 16 de Março do ano passado. Nas semanas seguintes, como as operações regulares de passageiros foram completamente suspensas, começamos a aumentar os nossos voos de transporte de carga, e chegámos a um ponto em que tínhamos cerca de 90 aviões de passageiros a serem usados para transporte de carga», prosseguiu.

«A nossa equipa trabalhou incansavelmente para se reinventar e desenvolver um novo modelo de negócios desde o início – procurando aprovação de autoridades, desenhando uma nova rede de rotas, esboçando novas directrizes operacionais e de segurança, e falando com os nossos passageiros de todo o mundo – para garantir que, como uma transportadora socialmente responsável, fomos capazes de manter cargas essenciais nos mercados e, ao mesmo tempo, apoiar as exportações de todo o mundo em condições económicas desafiadoras», acrescentou o responsável.

«A nossa estratégia de transporte de carga em aviões de passageiros tem sido, durante a pandemia, a base das nossas operações de transporte de carga para mais de 125 destinos em seis continentes. Foi algo que demonstrou a nossa resiliência como ‘facilitador’ global do comércio e das cadeias de abastecimento. Com a retoma das operações de passageiros, começamos gradualmente a mover-nos em direcção ao nosso modelo tradicional, embora os nossos passenger freighters continuem a ser uma forte componente da nossa resposta à pandemia», rematou.

Emirates SkyCargo: mais de 27 mil voos de carga em aviões de passageiros em 2020

Como resposta à procura global de transporte de EPI e abastecimentos essenciais, a Emirates SkyCargo deu continuidade à introdução de serviços de passenger freighters com mais inovações, incluindo o carregamento de carga nos assentos de passageiros e nos compartimentos superiores dentro da cabine, e introduzindo ‘mini freighters’, como por exemplo o Boeing 777-300ER com os assentos da Classe Económica removidos para a abertura de espaço para o transporte de carga. A Emirates SkyCargo possui actualmente 16 Boeing 777-300ER como ‘mini freighters’ para operações de carga.

A Emirates SkyCargo realizou mais de 27.800 voos apenas de carga em aviões de passageiros, durante o ano passado. Esses voos ajudaram a transportar mais de 100.000 toneladas de materiais essenciais, incluindo EPI, kits de teste COVID-19, ventiladores, produtos farmacêuticos, vacinas e alimentos. Isto equivale à carga transportada em mais de 1.000 voos num verdadeiro Boeing 777 de transporte de carga

Fonte: Revista Cargo PT