Azul tem voo que decola e pousa no mesmo município

Azul tem voo que decola e pousa no mesmo município . A dimensão do Brasil acaba por criar fatos curiosos e um deles é um voo comercial da Azul que decola e pousa dentro do mesmo município.

Azul tem voo que decola e pousa no mesmo município Fonte: Aero in
Azul tem voo que decola e pousa no mesmo município

Este voo, que não é nem intermunicipal, é realizado entre os Aeroportos de Almeirim, de códigos ICAO SNYA e IATA GGF, e o Aeroporto de Monte Dourado, que tem os códigos SBMD e MEU. São apenas 25 minutos entre os dois aeroportos, mas o avião não chega a sair do município de Almeirim.

Localizada no Pará, a cidade tem 75 mil quilômetros quadrados, que vão desde a margem do Rio Amazonas até a fronteira com o Suriname. Apesar disso, dada a presença da selva, o município tem apenas 33 mil habitantes segundo dados do IBGE, fazendo dele um dos menos densos do país. E mesmo com pequena população, ele tem dois aeroportos ativos, como é visto abaixo no mapa gerado pelo site Great Circle Mapper:

Dois aeroportos e mesmo município

O aeroporto de código GGF serve à cidade de Almeirim em si, estando apenas cinco quilômetros ao norte de seu centro. A sua pista é de terra e tem 1.200 metros de comprimento, mais do que suficiente para os Cessna C208 Caravan da Azul Conecta.

Por sua vez, 65 quilômetros ao norte, ainda no mesmo município, o Aeroporto de Monte Dourado, construído para servir principalmente a uma indústria de celulose, é mais bem equipado, com uma pista de 1.800 metros e asfaltada, que tem balizamento para voos noturnos.

O voo da Azul é triangular: sai de Belém, passa por Santarém e vai até Monte Dourado, mas na volta para Belém ele passa pelo aeroporto menor de Almeirim. Apesar do curioso trecho curto, passagens entre os dois aeroportos do município não são comercializadas.

Uma outra curiosidade é que esse é um dos voos mais curtos do país.

Fonte: Aero in

0