Irã produzirá avião concorrente da Embraer

Irã produzirá avião concorrente da Embraer apos diversos estudos, o chefe da Organização de Aviação Civil do Irã (CAO), Touraj Dehqani Zanganeh, informou que o país está planejando estabelecer a linha de produção para um avião comercial de passageiros de 100 assentos, informou a agência iraniana de notícias Mehr.

Irã produzirá avião concorrente da Embraer Fonte: Aeroin
Irã produzirá avião concorrente da Embraer

A produção será estabelecida pelo CAO em colaboração com o Ministério da Defesa e Logística das Forças Armadas locais.

“Planejamos construir aeronaves de 70 e 100 lugares dentro do país e assinamos um memorando de entendimento (MOU) com o Ministério da Defesa para poder usar as capacidades militares existentes no país para a construção de aeronaves comerciais”, explicou Zanganeh.

Afirmando que o projeto de produção do referido avião de 100 lugares se encontra em fase de estudos primários, o responsável afirmou: “Visitei recentemente o centro de desenvolvimento destes aviões e progresso significativo foi alcançado. Existem muitas empresas estabelecidas no país que têm um grande potencial. A Mapna e outra empresa estão atualmente construindo turbinas e estamos ajudando-as a construir motores de aeronaves”, disse ele.

Deehqani Zanganeh observou ainda que o CAO também está desenvolvendo um projeto para fabricar simuladores de voo dentro do país, que seriam construídos e instalados no sul da Ilha de Kish.

Tendo a companhia aérea mais antiga da Ásia Ocidental e a segunda mais antiga da Ásia, o Irã começou a desenvolver sua indústria de aviação há quase 80 anos e essa indústria ainda está engatinhando no país. Após a reimposição das sanções americanas, a indústria de aviação iraniana está tomando medidas para reduzir a dependência de fontes estrangeiras para atender às suas necessidades.

Fonte: Aeroin

+1