Aeroporto de Salvador testa biometria facial

 Aeroporto de Salvador testa biometria facial ; O aeroporto de Salvador se tornou nesta segunda-feira (14/12/20) o segundo do país a testar o embarque com reconhecimento facial. Parte do projeto Embarque +Seguro, a iniciativa dispensa a necessidade de apresentar documentos para entrar no avião. O programa também está sendo testado com passageiros no aeroporto de Florianópolis.

Aeroporto de Salvador testa biometria facial Canaltech
Aeroporto de Salvador testa biometria facial

Desenvolvida pelo Serpro em parceria com o Ministério da Infraestrutura, o embarque com reconhecimento facial tem o objetivo de tornar o embarque mais rápido e seguro. Na etapa de Salvador, a solução será usada por passageiros voluntários da GOL que aceitarem participar dos testes .

O novo modelo de embarque prevê o uso de um aplicativo do Serpro, em que o passageiro poderá fazer check-in ao cadastrar uma foto que será ligada ao CPF e à passagem. Depois, a imagem é comparada com bases de documentos de identificação com foto. No momento do embarque, basta passar em frente de uma câmera para confirmar novamente a identidade.

Aeroporto de Salvador testa biometria facial e validação usa dados da CNH e título de eleitor

Uma mudança nesta fase do Embarque +Seguro é que, além de informações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a identificação poderá ser feita com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Com isso, é possível usar tanto a carteira de motorista (CNH), quanto o título de eleitor (caso o passageiro tenha cadastrado a biometria junto ao TSE).

A inclusão de uma nova base de dados permitirá que ainda mais pessoas usem a solução de reconhecimento facial. Segundo o Serpro, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de títulos de eleitor cadastrados com biometria facial. A empresa afirma que outros bancos governamentais serão adicionados em breve para ampliar as opções de validação.

O Serpro adiantou que, no futuro, o aplicativo usado no embarque com reconhecimento facial terá melhorias para os passageiros. A ferramenta deverá contar com recursos que alertam quanto tempo falta para a saída do voo e que indicam qual a melhor rota no aeroporto para chegar ao portão de embarque.

Fonte: Tecnoblog