Ser Igual e Diferente

Ser Igual e Diferente. Passamos boa parte da vida querendo ser igual aos outros seja os amigos da rua (hoje nas redes sociais nos grupos conforme suas afinidades), na escola, no clube, na empresa e por aí vai.

Ser Igual e Diferente . Fonte: Instituto Sertão Vivo
Ser Igual e Diferente

Ser igual significa ser aceito, ter aquele sentimento de pertencimento às tribos que fazemos ou queremos fazer parte. É quase garantia de receber o ansiado e aguarado “Curtiu” e evitar o temido bloqueio. Pensar o mesmo é garantir a aprovação do grupo e não ser a vítima do próximo bullying.

Andar com a manada é a camuflagem ideal para não sermos reconhecidos como a próxima vítima do linchamento digital cruel que acaba com reputações construidas durante durante muito tempo em fração de horas com o efeito viral de uma crítica (justa ou não) que chamou a atenção de alguns “digital influencers” e aí a vaca vai para o brejo.

Todo mundo passa a descobrir quem você é e a te julgar pelo deslize, pela frase fora de contexto ou por uma opinião equivocada, afinal todo mundo erra.

Mas será que ser igual é bom?

Lembro de muita gente com quem convivi. Mas sinceramente lembro mais das “figuraças” do que os demais. Os engraçados, os vilões, os gênios, os temperamentais. Alguns lembro das atitudes, outros dos nomes, alguns da fisionomia. E tenho dificuldade de me recordar da grande maioria. Os iguais.

Ser apenas uma árvore na floresta, um touro ou vaca no rebanho pode ser uma posição confortável para muitos, mas decididamente não é o que boa parte das pessoas deseja. Elas querem ser reconhecidas pelo seu nome, suas atitudes, pelas suas idéias e crenças. Então o que fazer?

Ser você mesmo, não ter receio de ser diferente

É preciso coragem para dizer o que se pensa. Afinal sempre temos a perder. Podemos colocar tudo a perder com uma opinião fora de lugar, uma crítica ou uma simples idéia que ninguém pensou antes..

Mas só evoluiremos com novas práticas. O sucesso vem após sucessivos erros. Alguns dizem que o Sucesso é um erro que foi aperfeiçoado, que não ficou parado no caminho.

Portanto encare seus medos e tente o novo. Mesmas práticas só levam a resultados conhecidos. É preciso ousar., seja criativo! Pense fora da caixinha!