Embraer demite 2,5 mil funcionários no Brasil

Embraer demite 2,5 mil funcionários no Brasil. . Medida se deve aos impactos da pandemia do novo coronavírus e cancelamento da parceria com a Boeing A Embraer anunciou nesta quinta-feira (3/9/20) que deverá demitir cerca de 900 funcionários no Brasil, o que corresponde a 4,5% de seu efetivo total no país.

Embraer demite 2,5 mil funcionários no Brasil.
Embraer demite 2,5 mil funcionários no Brasil.

A medida decorre dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) na economia global e pelo cancelamento da parceria com a Boeing . De acordo com comunicado da empresa, o ajuste tem como objetivo assegurar a sustentabilidade da empresa e sua capacidade de engenharia. Além das 900 demissões, outros 1,6 mil já foram cortados em três Planos de Demissão Voluntária (PDVs) neste ano, totalizando 2,5 mil demissões

Embraer argumenta que pandemia afetou particularmente o setor de aviação comercial, que no primeiro semestre deste ano apresentou redução de 75% das entregas de aeronaves , em comparação com igual período do ano passado.

Além disso, acrescnta, a situação se agravou com a duplicação de estruturas para atender a separação da aviação comercial, em preparação à parceria não concretizada por iniciativa da Boeing , e pela falta de expectativa de recuperação do setor de transporte aéreo no curto e médio prazos.

“A companhia reconhece e agradece o empenho sempre demonstrado pelos profissionais que deixam a organização neste momento. E conta com o engajamento de todos para atravessar a grave crise atual e manter a empresa competitiva no mercado global”, acrescenta a Embraer em seu comunicado.

Desde o início da pandemia, a Embraer adotou uma série de medidas para preservar empregos, como férias coletivas, redução de jornada, lay-off, licença remunerada e três planos de demissão voluntária. Os três PDVs registraram adesão voluntária de cerca de 1,6 mil colaboradores no Brasil.

Além disso, assim como outras empresas no Brasil e no mundo, também reduziu o trabalho presencial nas unidades industriais com o objetivo de zelar pela saúde dos funcionários e garantir a continuidade dos negócios.

Fonte: Agência O Globo e Economia IG