O Camundongo Medroso

O Camundongo Medroso . Era uma vez um camundongo muito medroso. Ele tinha pavor de gatos. Quase não saia de sua toca de tanto medo.

O Camundongo Medroso O que podemos aprender com eleno dia a dia das corporações?

Um dia um outro ratinho convenceu ele a ir a uma palestra com um ratão “coach” que tirava o medo de qualquer um.

Depois de um dia de treinamento misturando palestras e sessões de hipnotismo, o camundongo saiu do auditório convencido que era um gato e portanto não tinha mais medo de um gato.

Mas já no caminho, bastou ouvir o latido de um cão para os medos todos retornarem de imediato. Nova sessão e ele saiu convencido que era um pitbull e portanto não temia mais nenhum cão, por mais bravo que fosse. Mas o medo estava lá, esperando um “gatilho” para surgir com toda a sua força a qualquer momento. Mas isto é ruim?

O medo em si não é ruim. Ele nos ajuda a enfrentar os perigos em situações reais ou imaginárias em que o risco está presente. Sem ele podemos subestimar os perigos ou os problemas, com graves consequências para nós e nosso entorno.

Ao retornar pela terceira vez ao consultório, o rato “coach” explicou que a questão era mais profunda do que o nosso camundongo apenas querer trocar de identidade. O receio era interno e não vinculado à sua imagem ou aparência. O medo era interior e ele passou a fazer um tratamento para identificar a causa raiz e iniciar o processo de mudança de atitude e auto estima. O que significava um longo caminho para sua cura, porém com resultados consistentes e duradouros.

O camundongo medroso no mundo corporativo

E no mundo corporativo? Muitas vezes não agimos ou identificamos colegas com os mesmos medos do nosso amigo camundongo?

Não congelamos ou sofremos exageradamente por riscos imaginários ou superdimensionados?

Já parou para avaliar como você age? Suas reações são proporcionais aos riscos ou você se deixa dominar por medos de inimigos imaginários?

Você está aproveitando as oportunidades ou está marcando passo em sua zona de conforto ou em base em uma pseudo estabilidade que só existe na sua cabeça?

Pense nisto…

Leia também a fábula do Fazendeiro e o Rato