Informação é fundamental na logística

Informação é fundamental na logística. É insumo e produto ao mesmo tempo.

Nos dias de hoje, a informação é vital em todas atividades econômicas ou não. 

Informação é fundamental na logística

A logística tem assumido um papel estratégico no e-commerce unindo vários fornecedores e agentes econômicos em torno de plataformas de vendas ou market places.

E neste processo, a integração de sistemas para a troca de dados on line e em real time tem uma relevancia. Afinal todos querem que a operação ocorra no menor tempo possível.

E isto permite que as coisas aconteçam em lugares distintos por empresas diferentes, mas todas interligadas para viabilizar o pedido de compra de milhões de consumidores no Brasil e bilhões ao redor do mundo.

As empresas cada vez mais investem para que os dados estejam cada vez mais rápidos, seguros, exatos e disponíveis não só para todos parceiros mas para o consumidor. Afinal ele é o maior interessado e ao mesmo tempo alvo de todos players do e-commerce.

Informação é fundamental na logística 

É preciso receber os pedidos para separar as mercadorias e gerar as notas fiscais. Quando o pedido é gerado, deve haver a seleção das transportadoras de acordo com a política de cada market place ou site. Prazo de entrega, valor e performance

Próxima etapa encaminhar para a transportadora selecionada e mais troca de arquivos para gerar os conhecimentos de transporte. 

E a cada etapa do transporte, a informação fresca do que está ocorrendo tanto das entregas exitosas quanto das não conformidades. Que podem ser detalhadas de forma adequada e enriquecidas com o uso da câmera fotográfica comum a todos aparelhos celulares.

E neste sentido o uso de smartphone reduziu os investimentos que antigamente eram necessários com os PDAs equipamentos para captura e transmissão dos dados de entrega. 

Hoje o uso de apps para registro da Entrega da última milha se popularizaram com a captura do código de barras ou assinatura a um simples clic do celular do courier.

O futuro já começou

Com tanta informação disponível é preciso tratar e transformar dados em conhecimento. para isto existem ferramentas com BI (Business Intelligence) ou de inteligência de Mercado, Indicadores Operacionais e Dashboard. Este assunto vamos detalhar mais em outro post.