E-commerce crescerá 17% ao ano no Brasil até 2021

.Para identificar tendências, oportunidades, desafios e como a logística pode ajudar a acelerar os resultados do e-commerce, a DHL desenvolveu um estudo sobre o comportamento do setor em toda América Latina. O resultado diz que o e-commerce crescerá 17% ao ano no Brasil até 2021

E-commerce crescerá 17% ao ano no Brasil até 2021
E-commerce vai crescer 17% até 2021E-commerce crescerá 17% ao ano no Brasil até 2021E-commerce vai crescer 17% até 2021

Previsão para América Latina

Segundo o material, a previsão de crescimento, considerando toda a América Latina, é 22% até 2021, anualmente. A expectativa brasileira é similar, no entanto, o Brasil ficou atrás do México, que possivelmente crescerá 25% ao ano.
A pesquisa divide a região em três segmentos:

mercados maiores, como Brasil e México, que são a porta de entrada para muitos players de e-commerce;
os de médio porte, como Colômbia, Argentina, Chile e Peru;
e os menores, localizados na América Central e no Caribe.
Os dois últimos oferecem um potencial significativo para o crescimento do comércio eletrônico cross-border, entre países, com capacidade para estocar produtos e atender às várias localidades de forma rápida e com baixo custo.

Confira o estudo na íntegra clicando aqui

A revolução do e-commerce

Certamente, os dados reforçam que a América Latina deve ser a próxima para a fase de revolução do e-commerce.

“O setor continua relativamente em desenvolvimento na região, por isso ainda há espaços para os varejistas estabelecerem uma base e para os operadores de logística os apoiarem, construindo cadeias de suprimentos para um e-commerce eficiente.” Matthias Heutger, chefe global de Inovação e Desenvolvimento Comercial da DHL.

As empresas que se conectam emocionalmente ao consumidor final têm o poder de sucesso em suas vendas on-line. Os grandes players costumam abrir caminho, facilitando a transação on-line para consumidores e vendedores, permitindo que as tecnologias vinculem vários aspectos da venda digital, enquanto as mídias sociais se tornam cada vez mais importantes para influenciar as decisões de compra.

O e-commerce crescerá, mas e a logística como vai acompanhar?
De fato, o e-commerce crescerá de forma dinâmica na América Latina, e a logística, entretanto, ainda é um dos principais desafios para isso.
De acordo com a pesquisa, destacam-se dentre os principais problemas logísticos:

os entraves e a lentidão do desembaraço aduaneiro;
congestionamentos;
infraestrutura abaixo do ideal para entrega no last mile e;
a complexidade dos processos de logística reversa para devoluções.
O último item listado é apontado como um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do segmento, devido aos altos índices de trocas e a falta de lucro e rentabilidade quando isso acontece. Nos Estados Unidos, algumas categorias, como moda, possuem taxas que chegam a 50% nas lojas on-line, enquanto as unidades físicas respondem por 9%. Já no Brasil, as devoluçõesrespondem por 25% das compras totais, sendo o volume mais alto da região.

Afinal, como resolver os problemas logísticos?

Para contornar estes problemas, a pesquisa apresenta cinco elementos-chave que compõem um centro de distribuição regional eficaz:

  • zona de livre comércio;
  • infraestrutura eficiente de portos e aeroportos;
  • regulamentação comercial e aduaneira favorável aos negócios (como os retornos cross-border);
  • conhecimento específico de logística de e-commerce e;
  • cooperação entre indústrias – com comerciantes, fornecedores de tecnologia e logística trabalhando em sincronia.

Fonte: Revista Mundo Logística