Dia do Solteiro ou 11/11

Dia do Solteiro ou 11/11 . Não é fácil criar um novo hábito. Ainda mais um movimento de consumo, mesmo que seja uma promoção para compras on line ou via comércio eletrônico.

Dia do Solteiro ou 11/11 - Single's Day
Dia do Solteiro ou 11/11

O evento “Festival do Solteiro” foi criado na China a poucos anos para celebrar as pessoas sozinhas e aproveitar o seu poder de consumo servindo de contraponto ao dia dos namorados valorizando a diversidade e abrindo novas possibilidades.

a data de 11 de novembro (11/11) foi escolhida pelo fato do número 1 representar uma pessoa sozinha. Recentemente, o festival virou um dos principais dias de comércio on-line no mundo.

O dia se originou na Universidade de Nanquim em 1993 inicialmente somente entre os homens, sendo um evento popular em universidades chinesas durante a década. A data serve para a socialização entre solteiros, contando com eventos encontro às cegas para que as pessoas abandonem a vida de solteiros. O ano de 2011 marcou o chamado “Dia dos Solteiros do Século” (11/11/11) com várias ações promocionais do varejo em relação ao evento, visando, principalmente, atrair jovens consumidores.

Em 28 de dezembro de 2012 o Alibaba Group registrou o termo 双十一 (duplo 11), sendo um dos principais sítios de venda do junto com seus outros sites Tmall e o Taobao. Em 2013 as vendas chegaram a US$5,8 bilhões, em 2014 a US$9,3 bilhões em 2014 e a 14,3 bilhões em 2015.

O grupo de Jack Ma saiu na dianteira de seus concorrentes ao criar uma data diferenciada e que tem um forte apelo em um país onde o controle de natalidade é levado a suas últimas consequências.

Este ano o AliExpress está com uma campanha menos agressiva que anos anteriores, atendendo às orientações do Governo Chinês sobre o consumo moderado ou consciente.

No Brasil, vários marketplaces como a Americanas.com e os chineses como Shoppee e Ali Express estão com diversas ofertas para marcar a data. É uma forma de “quebrar” o pico da Black Friday e otimizar as estruturas das plataformas logísticas diluindo o movimento concentrado na BF.

E para entrar no clima republiquei este post as 11:11 de hoje!

Post atualizado 07/11/21 as 11:11!

Fonte: Wikipedia