Gol realiza primeiro voo carbono neutro do Brasil

Gol realiza primeiro voo carbono neutro do Brasil A realização da rota neutra da Gol em Pernambuco reuniu autoridades e executivos que celebraram o avanço em prol da sustentabilidade.

Gol realiza primeiro voo carbono neutro do Brasil
Gol realiza primeiro voo carbono neutro do Brasil

A Gol realizou o primeiro voo carbono neutro do Brasil, na última segunda-feira (1º). O voo G3 1862, entre Recife e Fernando de Noronha (PE), foi o primeiro a adotar práticas sustentáveis. O objetivo é preservar e proteger o meio-ambiente neutralizando a emissão do gás poluente.

A ação, que nasceu da parceria entre a Gol e a Moss, funcionou assim: a plataforma ambiental de créditos de carbono doou a todos os passageiros da companhia e moradores da ilha que voam na rota Recife – Fernando de Noronha a compensação da pegada carbônica de suas viagens, neutralizando as emissões totais de carbono nos dois trechos.

Assim, a pegada carbônica deixada nas duas viagens é automaticamente “apagada”, sem custo extra aos passageiros. Desde então, todos os voos da Gol de ida e volta para ilha a partir de Recife, realizados em um Boeing 737 700 com 138 assentos, têm emissão neutra.

No voo, foram distribuídas latas de água aos passageiros que a solicitaram, em um serviço de bordo condizente com a proibição do uso de recipientes plásticos de pequeno tamanho em Noronha, favorecendo a reciclagem de resíduos.

Ao final da viagem, após o pouso em Fernando de Noronha, todos os passageiros foram presenteados com um certificado “verde” pela compensação individual. Em papel semente, o certificado germina se depositado em terra úmida, um estímulo ao cuidado com o meio ambiente.

Estavam presentes no voo carbono neutro Ciro Camargo, gerente para a América do Sul e de Relações Governamentais da Gol, Luis Adaime, fundador e CEO da Moss, Guilherme Rocha, administrador da ilha de Fernando de Noronha, Antônio Peres Neves Baptista, presidente da Empetur, e José Bertotti, secretário do Meio Ambiente de Pernambuco, entre outros representantes do Time de Águias da companhia.

“Até 2030, não teremos mais carros a combustão circulando no arquipélago. Sabemos que precisamos vencer várias etapas e, com calma e planejamento, nós vamos atingir o nosso objetivo final, que é mudar 100% a nossa matriz energética para a energia limpa e renovável”, explica Guilherme Rocha.

“Aproveitamos a oportunidade para fazermos nossas ações promocionais aqui em Noronha, tanto para a divulgação do novo voo, quanto para a divulgação dos destinos, por meio da qual distribuímos os passaportes, os selos e os carimbos na nossa campanha Bora Pernambucar”, diz Antônio Peres Neves Baptista, presidente da Empetur.

“Sabemos que, para a sustentabilidade, é preciso trabalhar em várias frentes. Alcançar a ‘descarbonização’ do setor está no foco da Aena Brasil. Devemos trabalhar com todos os nossos parceiros para conquistar um transporte aéreo sustentável”, destaca Diego Moretti, diretor do Aeroporto do Recife.

Fonte: Brasil Turis