ESG na logística veio para ficar!

ES G na logística veio para ficar! Não é modismo. É um conjunto de boas práticas sustentáveis que vão permear pelo setor todo. No primeiro episódio do Debates & Ideias on line do CAP VII onde eu com mais três amigos e colegas de faculdade debatemos a última carta do Jeff Bezos eu comentei como o ESG (Environmental, Social and corporate Governance, ou seja, fazendo uma tradução livre como as melhores práticas ambientais, sociais e de governança) estava permeado pela Amazon, seja nos seus serviços seja nos seus produtos (clique aqui para escutar o episódio no meu podcast).

ESG na logística veio para ficar! Na foto caminhão da Jadlog movido a gás natural
ESG na logística veio para ficar!

Mas não são apenas os pupilos do Jeff Bezos que estão aplicando conceitos de sustentabilidade. Várias empresas do setor estão investindo seja reduzindo a emissão de gases com veículos a gas natural (como a Jadlog) ou os carrinhos elétricos na cor inconfundível do Mercado Livre. E a cada dia novos players como AMBEV, AMERICANAS acrescentam iniciativas “verdes” contribuindo para um Brasil melhor.

A GOL tem agora um voo com carbono neutro e isto mostra como o segmento terá importantes contribuições para a redução do efeito estufa.

Mas o transporte é um segmento importante, mas existem outras ações simples que estão ao alcance de todos e poucos implementam como reuso da água da chuva para lavagem de veículos e dos pátios internos. A Jadlog por exemplo foi uma das primeiras empresas que vi fazendo isto.

Mas podemos mais. A questão da energia solar e eólica é importante pelas características de nosso. país. E isto não é papel exclusivos de grandes corporações. A franquia da Jadlog de Esteio (RS) implantou sistema de energia solar no seu centro operacional e e tem sua conta de luz reduzida e, ao mesmo tempo, ajuda sua comunidade ao devolver o excedente produzido para a operadora de eletricidade local, reduzindo o consumo da energia produzida por hidroelétricas neste momento de crise hídrica.

E você Logístico(a) já pensou seriamente no que pode contribuir para combater o efeito estufa?