Debates & Ideias Disrupção Solução ou Problema?

Debates & Ideias Disrupção Solução ou Problema? No segundo episódio 4 colegas de faculdade do CAPVII – ESAP BSB: Aliomar Galvão, Celso Arakaki, Guilherme  Bianchi e Rogério Barrionuevo Leques discutem sob óticas muito distintas sobre a disrupção digital na economia e o impacto na vida das pessoas a partir de um texto publicado pelo Aliomar. Um bate-papo profundo e provocante que vale a pena ser ouvido.

Assista o podcast:

Segue o texto original do Aliomar Galvão.

Disrupção Solução ou Problema?

“A disrupção vai chegar ao meu negócio também? ” A pandemia acelerou muito o processo de transformação e aumentou o nível de angústia dos executivos. Não há respostas concretas para a questão.
 
Temos um pensamento linear que nos limita visualizar essas transformações. Julgamos baseado na nossa percepção do passado recente que o futuro será uma projeção ampliada do mundo que conhecemos e no qual criamos e estabelecemos nossas empresas. Em outras palavras, o futuro não será muito diferente: poderá ser um cenário mais eficiente e ampliado do que temos hoje. 
 
Uma verdade que temos que estar em permanente alerta: os atuais modelos de negócio, os setores tradicionais pelos quais classificamos as indústrias e a formação profissional que conhecemos tornam-se cada vez menos adequados; estão deixando de fazer sentido rapidamente.
 
A transformação dos negócios, motorizada pela revolução digital e pela IA, tem duas características que a distinguem do atual cenário competitivo: a velocidade e amplitude da mudança. Um exemplo bem conhecido é o WhatsApp que, em poucos anos, destruiu o mercado bilionário das mensagens de texto – SMS – das operadoras de telefonia móvel, que por sua vez tinham aniquilado a indústria de pager (lembram?).
 
Ainda não vimos nada. As mudanças estão apenas começando e mostrando seus impactos. Como humanos, nós superestimamos o que pode ser atingido no curto prazo, mas subestimamos as mudanças de longo prazo. Nos próximos dez anos não reconheceremos muitas das empresas atuais e muitas delas simplesmente deixarão de existir. A questão para os executivos é decidir hoje se querem ser sobreviventes ou não.

Ficou curioso em escutar o episódio 1 ?