Amazon cria exército de robôs de entrega

Amazon cria exército de robôs de entrega . Nova patente revelada pela empresa mostra que um futuro de robôs entregadores já está mais próximo que você imagina… Entenda o impacto.

Amazon cria exército de robôs de entrega
Amazon cria exército de robôs de entrega

Enquanto você curtia sua pacata vida de um terráqueo em 2021, uma patente registrada pela Amazon tornou-se pública nessa última semana. Imagine essa cena:

Um pequeno caminhão encosta na rua de sua casa. Ele fica parado lá por alguns instantes em que nada parece acontecer. De repente sua porta traseira começa a baixar e se torna uma rampa. Um zumbido motorizado se intensifica e diversos micro-carros robôs começam a descer se espalhando pela rua em várias direções.

Rapidamente, um deles se aproxima de você, buscando contato. Você então abaixa pega seu pacote de fraldas e quando olha ao lado, o seu vizinho de porta está fazendo o mesmo com algo que parece ser um livro.

Num instante, como se seguindo um controle central, todos os mini-carros robôs voltam rapidamente para a sua nave-mãe. O caminhão então fecha suas portas e segue para uma próxima rua. Lá dentro, os robôs automaticamente se reabastecem para a invasão na rua seguinte.

Quanto mais a tecnologia avança, mais a barreira entre a ciência e a ficção-científica parece apenas temporal.

Patente de tecnologia de drones de entrega da Amazon (foto: divulgação)

ASSUSTADOR OU EFICIENTE?

Uma tecnologia como essa visa ampliar a eficiência operacional. Entregas automatizadas custam hipoteticamente menos principalmente porque são mais rápidas e precisam de menos pessoas para realizá-las. A Amazon emprega hoje mais de 700 mil pessoas mundialmente e uma parte importante de seu custo vem da operação logística. Pode-se afirmar então que postos de trabalho seriam cortados pela adoção dessa tecnologia.

De ponto de vista amplo, esse impacto em pessoas não difere muito do que acontece desde sempre com a automatização da indústria. Novas tecnologias impactam postos de trabalho.

Porém, o que será interessante notar nesse movimento é o histórico da Amazon. A empresa tem um modelo de gestão e um tipo de investidor acostumados com margens apertadas e com re-investimento intensivo de caixa em inovações. Portanto, é muito provável que o dinheiro economizado de um lado, seja investido em mais “invenções” (nas palavras do fundador Jeff Bezos) do outro. Com isso, há o potencial de que sejam provocados novos ciclos virtuosos positivos, criando novos negócios e gerando vejam só, novos postos de trabalho. Em outros (novos) lugares da empresa. É o que chamamos de Ambidestria.

A Amazon já fez isso diversas vezes e tende a fazer de novo. Não é a toa que hoje tem tantas unidades de negócio diferentes do que apenas um e-commerce.

Se esses mini-carros robôs vão efetivamente existir, só o tempo dirá. Pode ser também que a transformação não aconteça por meio desses veículos terrestres mas sim por drones, como vem sendo profetizado há tempos. Mas com certeza, temos várias barreiras para isso acontecer.

O fato é que enquanto nós estamos nos acostumando com a tecnologia que existe, novas fronteiras estão sendo construídas. E que seja eterno enquanto dure…

Autor: Piero Franceschi

Este texto foi sugerido por Aliomar Galvão executivo de novos negócios e amigo do Blog Rogério

Fonte Startse