Alibaba vai desenvolver caminhões autônomos

Alibaba vai desenvolver caminhões autônomos com unidade de logística Cainiao. O Alibaba vai desenvolver caminhões autônomos com unidade de logística Cainiao .

Alibaba vai desenvolver caminhões autônomos
Alibaba vai desenvolver caminhões autônomos

O grupo de comércio eletrônico Alibaba Group planeja desenvolver caminhões autônomos com sua subsidiária de logística Cainiao, afirmou o vice-presidente de tecnologia, Cheng Li, na quinta-feira (10) do mês de junho passado.

O executivo chinês afirmou que a Cainiao pretende colocar em funcionamento 1.000 robôs de entrega de produtos na China no próximo ano.

As gigantes de logística estão investindo pesadamente em automação e tecnologia para poder dar conta da demanda crescente do comércio eletrônico via internet e ao mesmo de olho na produtividade e custos devido a concorrência cada vez maior entre eles.

Ao contrário de Huawei e Xiaomi, porém, a gigante do varejo apostará suas fichas nas entregas e nos serviços, então, para isso, anunciou que vai desenvolver caminhões autônomos para efetuar suas entregas e auxiliar no escoamento de produtos.

Segundo o vice-presidente de tecnologia do Alibaba Group, Cheng Li, o desenvolvimento ficará a cargo da subsidiária de logística do grupo, a Cainiao, já conhecida do mercado. Além disso, Li confirmou que a empresa já prepara o lançamento de mais de mil robôs autônomos para 2022, que devem efetuar entregas curtas e outras atividades.

O anúncio vem no momento em que dezenas de startups, montadoras e grandes empresas de tecnologia, como a líder de buscas global Baidu, aceleram o trabalho em sistemas de veículos autônomos, que são amplamente esperados para trazer uma mudança radical para a indústria de transporte. A empresa, aliás, já está operando seus táxis elétricos autônomos em um parque de Pequim.

A Xiaomi, por sua vez, anunciou que vai fazer uma linha completa de carros elétricos com investimento bilionário, enquanto a Huawei optou por desenvolver softwares e deixará a montagem de seus veículos com outras empresas.

Leia também AliExpress traz produtos Chineses para o Brasil em sete dias

Fonte: E-Commerce Brasil e Canal Tech