Abilio Determinado Ambicioso Polêmico

Abilio Determinado Ambicioso Polêmico . Esta é a minha nova leitura que inicio neste fim de semana. Ele é o novo livro de Cristiane Correa, autora de Sonho Grande, mais de 300 mil exemplares vendidos. Em 1948, o imigrante Valentim dos Santos Diniz inaugurou uma discreta doceria em São Paulo chamada Pão de Açúcar.

Abilio Determinado Ambicioso Polêmico  livro de Cristiane Correa
Abilio Determinado Ambicioso Polêmico

Encerrei a leitura do livro sobre Jeff Bezos e a Amazon, sigo na trilha de leituras de biografias agora de um líder brasileiro. Boa expectativa desta leitura já o biografado tem uma história de vida empolgante com várias guinadas e a autora já marcou um golaço ao escrever a história de três grandes empreendedores brasileiros em “Sonho Grande”.

“Abilio tem uma energia admirável. Está aí com 78 anos e correndo atrás, pensando grande. Eu acho isso um espetáculo.”

Jorge Paulo Lemann

Menos de uma década depois, acompanhado de seu primogênito, Abilio, “seu Santos”, como o patriarca era conhecido, abriu o primeiro supermercado da família. Era o passo inicial para a construção de uma companhia que se tornaria a maior varejista do Brasil, com um faturamento anual de 64,4 bilhões de reais em 2013.

Foi graças à ambição de Abilio Diniz que o pequeno negócio familiar se transformou numa potência. Baixinho, gordinho e impopular na infância, Abilio aprendeu na adolescência a conquistar seu espaço – nem que para isso precisasse abrir caminho à força. Levou essa mesma determinação para o mundo dos negócios e jamais se deixou abater pelas dificuldades, que foram muitas.

Este livro revela os bastidores do processo de saída do empresário do Pão de Açúcar, conta em detalhes a disputa familiar pelo controle da companhia e as histórias de pioneirismo protagonizadas pro Abilio no varejo brasileiro. É o retrato apurado de um homem movido por suas paixões – mesmo que elas lhe criem inimigos ao longo do caminho.

Leia também A Loja de Tudo Jeff Bezos e a Era da Amazon

Fonte Amazon