Plataforma NeoNav da Maersk otimiza Cadeia de Suprimentos

Plataforma NeoNav da Maersk otimiza Cadeia de Suprimentos . A Maersk, uma das maiores empresas de logística do mundo, lança o NeoNav, uma nova solução digital que usa inteligência artificial para ajudar grandes empresas a otimizar suas cadeias de suprimentos, cortar custos e gerenciar melhor os estoques.

Plataforma NeoNav da Maersk otimiza Cadeia de Suprimentos
Plataforma NeoNav da Maersk otimiza Cadeia de Suprimentos

Ao usar a IA, os principais produtores industriais, agrícolas e varejistas podem acompanhar transporte das cargas ao redor do planeta, em tempo real, o que permite tomar decisões e replanejar os processos em questão de segundos. As vantagens de utilizar o NeoNav também podem ser sentidas no faturamento das empresas, uma vez que podem aumentar a receita em 1%, reduzir o estoque de 5% a 30% e cortar custos de mercadorias vendidas em 2% por meio de melhorias na gestão da cadeia de suprimentos.

Para grandes companhias, a economia pode chegar a conta dos milhões, de acordo com clientes que já utilizam o serviço no exterior, que apresentaram uma redução de US ﹩30 a US ﹩40 por contêiner de TEU (de 20 pés) por ano. Também existem benefícios ambientais: o NeoNav contribui para uma redução de 50 kg de CO2 por contêiner TEU.

Segundo Julian Thomas, presidente da Maersk para a Costa Leste da América do Sul (incluindo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), a logística tem um papel extremamente importante na sociedade, “A pandemia enfatizou essa importância devido ao seu impacto, que modificou a demanda mundial de bens de consumo e serviços durante os bloqueios sanitários promovidos por muitos países”.

“Para organizar esse movimento global maciço de mercadorias, você precisa de uma vantagem competitiva. Graças à eficiência da IA, grandes clientes brasileiros podem tomar decisões com base em informações geradas em tempo real, aprimorando suas cadeias de suprimentos à medida que os produtos são movidos de ponta a ponta. O NeoNav é uma inovação totalmente recente e vai fazer uma grande diferença no mercado”, acrescenta.

A Maersk tem 6 mil funcionários de TI e sistemas para ajudar a impulsionar as vantagens competitivas da empresa em mercados como o do Brasil, usando tecnologia, aplicativos e outras plataformas digitais que fornecem visibilidade e organização para aprimorar o transporte de mercadorias em cadeias de suprimentos complexas em um momento desafiador.

“Mais do que nunca, os clientes precisam de confiabilidade e previsibilidade, o NeoNav oferece esse nível de transparência e visibilidade em tempo real”, explica Douglas Piagentini, Diretor Comercial da Maersk East Coast South America. “Os dados entre armazenamento, remessa e demanda são normalmente sincronizados uma vez a cada trimestre. Com o Maersk NeoNav, os dados são sincronizados quase que imediatamente. Isso representa uma grande vantagem para todos”, complementa.

O NeoNav leva em consideração fatores como tráfego, clima e até mesmo greves de mão de obra.

Fonte: Comex