Meteor maior caminhão da VW até 74t

Meteor maior caminhão da VW até 74t . Modelo ultratecnológico tem câmbio inteligente, ajuste pneumático do banco do motorista, tela multimídia de sete polegadas, geladeira e até carregamento do celular por indução

Meteor maior caminhão da VW com capacidade até 74t
Meteor maior caminhão da VW até 74t

Volkswagen retornou ao segmento de caminhões extrapesadoslançou a linha Meteor, os maiores e mais potentes Volkswagen do mundo, que chegam às lojas do Brasil em dezembro. As novidades são os Meteor 29.520 6×4 e 28.460 6×2, além do Constellation 33.460 6×4, todos equipados com motor seis-cilindros MAN de 12,4 litros turbodiesel com 460 cv ou 520 cv de potência.

Depois de dois anos de desenvolvimento, 20 protótipos e quatro milhões de quilômetros em testes de durabilidade, Autoesporte foi até o complexo de produção e desenvolvimento da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ) para dirigir os três lançamentos.

Linha Meteor vem equipada com motor seis-cilindros de 12,4 litros — Foto: Divulgação
Linha Meteor vem equipada com motor seis-cilindros de 12,4 litros — Foto: Divulgação

Primeiro encontro

É lógico que encontrar os novos gigantes é algo intimidador, ainda mais para quem só está acostumado a dirigir carros. Para você ter uma ideia, o Peso Bruto Total (PBT) pode chegar a até 74 toneladas, e o maior caminhão que dirigi é um biarticulado que tem nada menos do que 30 metros de comprimento.

O visual é outro fator que impressiona. Os caminhões usam a base do MAN TGX, mas com design da Volkswagen. Pena o logotipo ainda não ser o novo da fabricante alemã: a homologação dos fornecedores responsáveis pelo componente não foi feita a tempo do lançamento.https://ca9a21c8147be32748e5a6bb98f795a8.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html?n=0

Os caminhões usam a base do MAN TGX, mas com design da Volkswagen — Foto: Divulgação
Os caminhões usam a base do MAN TGX, mas com design da Volkswagen — Foto: Divulgação

Para entrar, são quatro degraus e mais de três metros de altura do chão até o topo da cabine. Espaço e conforto são os principais pontos fortes: os ocupantes podem andar livre, sem necessidade de abaixar, e há diversos mimos, mas vale dizer que a maioria é vendido como opcional.

A cabine Meteor proporciona um ambiente ergonômico para as atividades diárias dos  clientes — Foto: Divulgação
A cabine Meteor proporciona um ambiente ergonômico para as atividades diárias dos clientes — Foto: Divulgação

Geladeira, tela multimídia de sete polegadas (com MirrorLink e Apple CarPlay), aquecimento do retrovisor, faróis com luzes diurnas de LEDs (DRLs) integrados e lanternas de LEDs, quadro de instrumentos com tela colorida para o computador de bordo, ar-condicionado automático, controle de estabilidade com assistente de partida em rampa, cortina blackout, maleiro, cama, entrada USB, luz de LED para leitura, tomadas 12V e 24V, relógio digital e até carregamento de celular por indução podem ser disponibilizados.

Autora: Por Michelle Ferreira

Fonte Auto Esporte