Noruega construirá primeiro túnel de navios do mundo

Noruega construirá primeiro túnel de navios do mundo . A Administração Costeira norueguesa (Kystverket) revelou que vai abrir licitação, no decorrer deste ano, com vista à construção do Stad Ship Tunnel, com 1,7 quilómetros de extensão. A empreitada, de dimensões épicas, será feita em parte da costa oeste da Noruega.

Noruega construirá primeiro túnel de navios do mundo
Noruega construirá primeiro túnel de navios do mundo

Construção do túnel arrancará já em 2022

A construção deste inovador túnel para navios terá início em 2022, com inauguração da infra-estrutura a estar prevista para 2025 ou 2026. O túnel permitirá que navios de carga e de passageiros transitem directamente entre o Mar da Noruega ao norte e o Mar do Norte ao sul, permitindo a passagem segura durante todo o ano. O túnel de 45 metros de altura e 36 metros de largura passará por baixo de uma montanha de 645 metros e terá capacidade para receber navios com calado de 12 metros. A estrutura foi planeada durante mais de um século.

Noruega prestes a fazer história com construção inédita

A materialização deste projecto escreverá assim um novo capítulo no transporte marítimo – o país nórdico será o primeiro a construir um túnel para navios. Um dos grandes objectivos da construção, autorizada recentemente, é ajudar os navios a navegar no traiçoeiro mar de Stadhavet. A construção da infra-estrutura custará cerca de 330 milhões de dólares. «É um projecto planeado há muitas décadas. Portanto, é muito agradável finalmente poder começar as obras», declarou o gestor de projecto, Terje Andreassen, da Administração Costeira da Noruega, à estação CNN.

Segundo explicou o responsável à CNN, os navios que navegam nos arredores de Stadhavet são frequentemente afectados por marés violentas e mau tempo. Neste contexto de insegurança marítima, o futuro túnel para navios será importante para aumentar os índices de segurança na navegação, numa zona em que os furacões e tempestades são ocorrências relativamente regulares, frisou Terje Andreassen.

Fonte: CNN e Revista Cargo