Airbus A380 da Qantas estacionados no deserto

Airbus A380 da Qantas estacionados no deserto . A Companhia aérea australiana Qantas decidiu enviar os seus aviões Airbus A380 para um deserto nos Estados Unidos, como forma de preservar as aeronaves durante uma estocagem de longa duração.

E apesar de ser algo recente, alguns aviões da companhia já estão aparecendo no deserto de Mojave, nos EUA, através do famoso aplicativo Google Earth, que fornece imagens do mundo todo a partir de satélites.

Airbus A380 da Qantas estacionados no deserto
Airbus A380 da Qantas estacionados no deserto

Para os nossos leitores que desejarem fazer essa pesquisa, os aviões estão localizados nas proximidades da cabeceira 17 da pista 17-35 do Southern California Logistics Airport. n O Google você também pode achar com o código IATA, KVCV, ou com o código do tipo ICAO, KCCV.

O mesmo aeroporto também abriga diversos aviões, alguns para armazenamento temporário de longo prazo, como neste caso (confira Clicando Aqui), e outros destinados para a desmontagem de todo o avião para a venda de componentes.

As condições secas do deserto reduzem a chance de corrosão enquanto as aeronaves são armazenadas, às vezes por anos, antes de retornarem aos céus. Além disso, há uma menor possibilidade de ressecamento de borrachas e plásticos.

Os Airbus A380 serão armazenados no deserto de Mojave nos EUA, por pelo menos 3 anos, até 2023. Mesmo com o prazo já previamente esclarecido, pode ser que essas aeronaves não voltem a operar pela empresa australiana.

Airbus A380
Airbus A380 da Qantas segundos após decolar.

A última aeronave a ser transferida para Mojave, nos EUA, foi o A380 de matrícula VH-OQI, em um voo totalmente sem passageiros, somente com a tripulação a bordo. Os voos fizeram uma rota com escala técnica na Alemanha, voando do Oriente para o Ocidente, até pousar em Victorville, na Califórnia.

Fonte: Aero Flap