Voo inédito Guarulhos a São José dos Campos da Emirates

Voo inédito Guarulhos a São José dos Campos da Emirates . Uma das empresas aéreas mais prestigiadas do mundo, a Emirates, fará sua primeira visita à São José dos Campos para uma missão especial e num voo extremamente curto.

Voo inédito Guarulhos a São José dos Campos da Emirates Foto de Benito Latorre – In Memoriam
Voo inédito Guarulhos a São José dos Campos da Emirates Foto de Benito Latorre – In Memoriam

A operação especial foi solicitada ontem à ANAC e já foi aprovada pela agência reguladora. Essa será a primeira vez que a empresa árabe visita o principal aeroporto do Vale do Paraíba, em São Paulo.

O voo será operado pelo cargueiro Boeing 777F da Emirates SkyCargo, subsidiária de cargas da empresa dos Emirados Árabes Unidos, que é uma das mais prestigiadas pelos passageiros no mundo todo.

A rota é outro ponto que chama atenção: será Dubai – Dacar – Rio de Janeiro – Guarulhos – São José dos Campos – Dacar – Dubai. Será a primeira vez que um jato deste porte da Emirates faz um voo ligando o GRU Airport a São José dos Campos. Em linha reta, são 65 quilômetros que separam os dois aeroportos, algo que pode ser cumprido de carro em pouco mais de uma hora de viagem pela Via Dutra.

O céu é o limite?

Estamos procurando apurar o motivo da visita e já questionamos a empresa aérea e a operadora do voo. Enquanto isso, temos uma boa aposta de que poderia ter relação com um satélite.

Muitos podem se lembrar que, no ano passado, cobrimos a chegada de um Boeing 747 de uma empresa russa, também em sua primeira visita à São José dos Campos, que viera buscar o satélite sino-brasileiro CBERS-4. Este satélite já está em operação e agora um segundo satélite irá subir ao espaço, o Amazônia 1, também desenvolvido pelo INPE –  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Ele é o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. Seu lançamento será em Fevereiro na Índia, conforme informou o Ministro de Ciência e Tecnologia, o Astronauta Marcos Pontes.

“O Amazônia-1 vai ser lançado juntamente com a Índia. Eu gostaria que ele fosse lançado aqui no nosso Centro de Lançamento de Alcântara, mas ainda não temos capacidade de lançar um satélite dessa natureza, mas vamos ter em breve”, explicou o ministro.

A Emirates não informou à ANAC se o voo seguirá para a Índia após passar em Dubai, mas pode ser uma possível rota. Outra possibilidade para a realização deste voo seria mais um fretamento de carga gerado pela pandemia, que reduziu os voos comerciais de passageiros, diminuindo a opção de despacho de cargas internacionais.

Quando é o voo

A previsão é de que o jato chegue ao Rio de Janeiro nos primeiros minutos da madrugada do dia 22 de dezembro, exatamente às 00h10. Às 2h10 o Boeing deve decolar para Guarulhos, onde chega uma hora depois.

Do GRU Airport, o jato sairá às 05h20 da manhã do dia 22, chegando uma hora depois* em São José dos Campos. Do Vale do Paraíba o jato parte às 8h30 do mesmo dia para Dacar, no Senegal, seguindo depois para Dubai.

Colocamos um * porquê apesar do tempo de voo constar como se fosse uma hora, o 777F cumpre o trajeto em menos de 15 minutos. E, como qualquer voo cargueiro, estes horários são sujeitos a diversas alterações, sendo apenas uma previsão.

PS. Atualizado em, 22/12/2020 c0m a inclusão do vídeo de decolagem do voo para a India.

Fonte: Aeroin

0