Rastreie o Papai Noel

Rastreie o Papai Noel . Sou de logística. Não resisto ao desafio de entregar tantas encomendas em um só dia!

Rastreie o Papai Noel- clique na imagem para acessar o site do NORAD
Rastreie o Papai Noel- clique na imagem para acessar o site do NORAD

Mas tudo começou com um engano honesto. Era véspera de Natal de 1955 e a Guerra Fria estava rolando, deixando todo mundo e principalmente os militares mordendo suas poltronas. A ameaça de um ataque nuclear era uma realidade, e por conta disso mesmo o então comandante do CONAD (Continental Air Defense Command, órgão de defesa dos EUA que viria a se tornar o NORAD) Harry Shoup deve ter passado pelo momento mais horripilante de sua vida quando o telefone vermelho, aquele que só poderia ser utilizado em último caso começou a tocar. Só duas pessoas tinham o número, o secretário de defesa e o presidente. Logo, as notícias não poderiam ser das melhores.

Ele atendeu, provavelmente suando frio com um “sim, senhor” e foi desmantelado por uma pergunta de uma garotinha vindo do outro lado da linha? “Você é o Papai Noel?”

Why_NORAD_Tracks_Santa

A princípio o coronel Shoup pensou que fosse um trote pregado por um de seus colegas, mas logo toda a história foi desenrolada pela menina e a mãe: a Sears havia encartado num jornal de Colorado Springs um anúncio onde oferecia um número para as crianças ligarem e falarem com o bom velhinho. Entretanto, o número impresso estava errado e por uma dessa coincidências cósmicas, a propaganda foi veiculada com o número do centro de comando do CONAD.

O coronel Shoup, ao invés de dar uma de milico estressado embarcou na brincadeira, deu ordem a todos que estivessem de serviço a atenderem as ligações das crianças e responderem exatamente a posição do Papai Noel, utilizando os radares do centro de comando para isso. De lá para cá a tradição só aumentou, militares de folga se apresentam para atender as ligações, etc. Toda noite de Natal o alarme da base do NORAD, na montanha Cheyenne dispara, um operador avisa ter detectado um objeto pequeno entrando no espaço aéreo norte-americano. O comandante informa que é Papai Noel e dá permissão de entrada.

O quão séria é a brincadeira? O Canadá desloca quatro caças CF-18 Hornet para escoltar o trenó voador. Nos EUA a missão já ficou a cargo de caças F-15, F-16 e F-22.

O NORAD conta com um portal dedicado para o rastreio do Papai Noel, e você pode acompanhar por onde anda o velhinho quando ele entrar nos EUA pro aqui. Agora, se você prefere uma brincadeira mais global (até para saber quando ele chegará por aqui), sempre há o Google.

Desde 2007 o Google também aproveita o Natal para acompanhar a jornada do bom velhinho mundo afora (que começou às 08:00 da manhã) entregando presentes para as crianças boazinhas (nada foi dito sobre Krampus o estar acompanhando). Originalmente era uma parceria com o NORAD utilizando o Google Earth, mas a partir de 2012 Mountain View passou a utilizar HTML5 para que qualquer um possa visualizar por onde Papai Noel anda através do navegador, seja na página oficial ou com a extensão do Google Chrome. Para quem está em trânsito é possível saber por onde ele anda também através do app para Android.

Claro, é uma vitrine para o Google exibir suas tecnologias, mas quem se importa? O que vale é o espírito natalino.

Fonte: Blog Meio Bit