Pequeno manual antirracista

Pequeno manual antirracista . Onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo.

Pequeno manual antirracista - Djamila Ribeiro
Pequeno manual antirracista

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito.

Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

Este livro recebeu o Prêmio Jabuti deste ano (2020) na categoria Ciências humanas. A obra foi publicada pela Companhia das Letras.

Iniciei a leitura do livro e ele é muito rico em informações e faz realmente pensarmos sobre equívocos de posicionamento sobre o tema que é tão sensivel e injusto com a maior parte de nossa população e deve ser pauta de mudanças de toda sociedade brasileira

Fonte: Editora Cia das Letras

+1