O poder das Formigas

O poder das Formigas. Temos uma tendência a admirar os grandes, os fortes, os falantes. Mas e os pequenos? E os calados? Ainda vou ler o livro O poder dos quietos: Como os tímidos e introvertidos podem mudar um mundo que não para de falar de Susan Cain . Estou curioso para ver o que a autora descobriu escutando aqueles que não falam ou falam pouco e normalmente em tom baixo.

O poder das Formigas .
O poder das Formigas

Quando era criança, ficava admirando o trabalho silencioso das formigas levando alimentos para o formigueiro.

Senso coletivo

Fica um bom tempo vendo elas de um lado pra outro de forma organizada, sistematizada, trabalhando em equipe. E claro que fica impressionado quando algumas delas se juntavam para carregar para o formigueiro um inseto muito maior que elas como um besouro morto. Um animal dezenas de vezes mais pesado que elas individualmente. Mas elas conseguiam concluir sua tarefa em algum lapso de tempo.

O segredo é sua forma de agir de forma disciplina e ordeira. O bem comum é colocado em primeiro lugar.

Era impressionante ver elas se equilibrando com uma enorme folha na cabeça e às vezes, era necessário que varias delas se reunissem para conseguir levar a tal folha para a “sede” do formigueiro.

E fazem tudo de forma antecipada. Não esperam estar famintas. Trabalham o ano inteiro para poderem suprir as necessidades da sua coletividade.

E nas Empresas

Não são os quietos, as formiguinhas humanas que realizam boa parte das atividades? Você já parou para avaliar quantos talentos existem ao seu redor que agem de forma muito assemelhada às formigas, Realizando suas tarefas de forma tenaz e calada? E enquanto isto alguns falastrões acabam se “adonando” do trabalho alheio?

Leia também A Demissão Da Formiga Desmotivada