81% das transportadoras tem falta de motoristas

 81% das transportadoras tem falta de motoristas em São Paulo. . SETCESP (Sindicato das empresas de transporte de SP) divulgou nesta semana, novos dados sobre o relatório técnico “A falta de motoristas para as empresas do TRC”, elaborado em parceria com o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC).

81% das transportadoras tem falta de motoristas
81% das transportadoras tem falta de motoristas

De acordo com o estudo, 81% das empresas de transporte rodoviário de cargas de São Paulo e região já percebem uma crítica falta de motoristas no mercado de trabalho. Dessas, 34% registraram uma grande rotatividade de profissionais ao longo dos últimos meses.

O levantamento realizado pelo IPTC e pelo SETCESP também revelou um outro problema provocado pela falta de motoristas profissionais, veículos parados nas bases das empresas. Segundo a pesquisa, 38% das empresas consultadas apontaram que os veículos ficam estacionados devido profissionais capacitados para dirigi-los.

Outras estatísticas

Em setembro, a primeira etapa da pesquisa revelou um recuo anual de 5,9% no número de motoristas profissionais habilitados na categoria C em todo o País. Dentre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, São Paulo, foram os estados que registraram a maior queda, cerca de 8,9%.

O levantamento também um crescente desinteresse dos motoristas mais jovens em se habilitarem nas categorias profissionais, realidade já enfrentada na América do Norte e na Europa. Segundo a pesquisa, na primeira faixa (18-21 anos) o recuo chegou a 64,1%, enquanto a faixa de 22-25 anos registrou queda similar de 63,7%.

Vagas disponíveis para motoristas

Os dados levantados pela IPTC não abordam apenas a falta de profissionais, mas também mapearam a existência de mais de 500 vagas para motoristas em aberto na Grande São Paulo. Para contribuir com o preenchimento dessas vagas, o departamento de recursos humanos do SETCESP está fazendo a captação de currículos e repassando para as empresas. Os currículos devem ser enviados para vagas@setcesp.org.br. 

Fonte: Caminhões e Carretas e ABRALOG

1+