Primeira entrega do mundo com Drone em plataforma petrolífera

Primeira entrega do mundo com Drone em plataforma petrolífera . Recentemente, na costa da Noruega, um helicóptero Camcopter S-100 fez história e entregou uma peça impressa em 3D a uma plataforma de petróleo após um voo de 100 km sobre o Mar do Norte, potencialmente abrindo a caminho de uma manutenção mais segura, barata e com menos emissões dessas grandes operações off-shore.

Primeira entrega do mundo com Drone em plataforma petrolífera ´Foto mostra a proporção do Done em relação a um ser humano - Fonte: Cavok
Primeira entrega do mundo com Drone em plataforma petrolífera ´Foto mostra a proporção do Done em relação a um ser humano

O conjunto de plataformas de petróleo do Mar do Norte e da Noruega, construídas principalmente pela Grã-Bretanha e pela Noruega, está entre os projetos de engenharia mais impressionantes do final do século XX. Uma parte vital da economia energética mundial, eles também são muito perigosos para operar, tendo que suportar algumas das piores condições climáticas e marítimas na Terra.

Para atender a essas plataformas, as empresas petrolíferas operam a maior frota mundial de helicópteros IFR (Voos por Instrumentos). Estes transportam dois milhões de passageiros por ano e algumas dessas máquinas foram construídas especialmente para o trabalho no Mar do Norte.

Cada uma dessas viagens é muito cara e perigosa, e é por isso que a parte menos popular do treinamento dos funcionários é vestir roupas de sobrevivência e estar sujeito a um acidente de helicóptero simulado em um tanque de água gelada.

Não é de se admirar, então, que as empresas petrolíferas estejam analisando seriamente os helicópteros não tripulados para assumir alguns dos voos de carga e outras missões. De acordo com Nordic Unmanned, o uso de drones não é apenas mais seguro, mas reduz as emissões de dióxido de carbono em 55 vezes e diminui os custos operacionais.

O teste recente ocorreu em 27 de agosto, quando uma Camcopter S-100 da Equinor e Nordic Unmanned decolou de Mongstad em Vestland, Noruega, e completou a missão além da linha de visão para a plataforma de produção Troll A.

Além da entrega da carga, o helicóptero também fez uma inspeção visual da Troll A de fora da zona de exclusão de 500 m (1.600 pés) e conduziu uma operação simulada de busca e resgate com o navio de prontidão do Troll A.

O voo também é notável porque a própria plataforma Troll A é significativa. Situada no campo de petróleo e gás Troll, a 80 km (50 milhas) a noroeste de Bergen, a Troll A foi construída na Noruega e tem 472 metros de altura e pesa 683.600 toneladas (1,2 milhão de toneladas com lastro). Quando foi rebocado para sua posição atual, tornou-se a estrutura feita pelo homem mais pesada e alta que já foi movida na Terra.

“Isso marca o início de um novo capítulo na logística não tripulada”, disse Pål Kristensen, gerente da unidade de negócios, logística e robotização da Nordic Unmanned. “A tecnologia é comprovada e robusta o suficiente para ser implementada em grande escala e reduz drasticamente o custo do risco e a pegada ambiental. A boa colaboração com Equinor, Schiebel, Avinor, Norwegian Communication Authority e Norwegian Civil Aviation tornou possível levar este projeto do final do estudo de viabilidade ao fim da operação em menos de quatro meses. Estou honrado por ter liderado este projeto para Nordic Unmanned.”

Fonte: LinkedIn Eduardo Cunha e Cavok