Melhor batedor de pregos do Mundo

Melhor batedor de pregos do Mundo .Meu pai o “Seu” Manuel era um homem de poucas palavras. E cada vez que ele falava alguma coisa eu ficava muito atento, até por que ele não repetia. No Dia dos Pais, volto no tempo e repito algo que ele sempre me dizia.

Melhor batedor de pregos do Mundo . Foto do meu Pai Seu Manuel
Feliz Dia dos Pais – Foto do Seu Manuel Leques, Meu Pai

“Rogério, estuda meu filho. Não quero que precises acordar cedo e trabalhar duro como Eu. Mas se a vida não sorrir para ti, e tenhas que bater pregos para manter a ti e tua família, seja o melhor batedor de pregos do mundo. Lembre-se que a Sociedade precisa de todas as profissões, não apenas de médicos, engenheiros e advogados. O importante é estares entre os melhores. Estuda!

Manuel de Oliveira Gonçalves Leques, meu pai

Neste dia dos País esta passagem veio à minha mente e é impressionante como isto me marcou. Ao lado dele, minha Mãe Nancy completava que saber não ocupa lugar (lifelong learning?). Sempre me estimularam a ler de forma quase compulsiva. Me lembro que ele decidiu comprar um enciclopedia vendida em fascículos. No dia que chegava nas bancas ficávamos todos em casa esperando o pai chegar à noite para olharmos embasbacados as imagens chamativas e ler artigos sobre os mais variados assuntos. E mandávamos encardenar com as capas duras que também eram vendidas nas bancas. Na cor vinho e letras douradas! E com orgulho colocávamos em uma posição de destaque no móvel da sala.

Ele foi polivalente. Exerceu multiplos oficios,trabalhou como ajudante de açouqueiro, feirante, comerciante de frutas, assador de churrasco, repartidor de pão (ou padeiro como chamavamà época e finalmente motorista de taxi. Soube aproveitar as oportunidade que a vida lhe ofereceu e quando uma porta se fechava ele rapidamente abria outra!

Ele partiu precocimente. Foi uma pena não conviver com seus neto(a)s e bisneta. Mas tanto eu como meus irmãos Maria de Fátima e Fernando nunca deixamos seguir seus “mandamentos”.

Feliz dia dos Pais a todo(a)s que tem esta responsabildade de passar a seus filho(a)s valores e conceitos que são a coluna de sustentanção da Educação. Sim Educar não é pagar Escola para ele(a)s. Educar é prepará-lo(a)s para vidade em Sociedade e isto é papel dos pais e mães.

Portanto não esqueça se a vida não sorrir e você tiver que bater pregos para sobreviver seja o ” Melhor batedor de pregos do Mundo “.

Leia também Pense: o que te move? (clique aqui para ler o artigo)