Logística reversa da Natura troca 5 embalagens por produto novo

Logística reversa da Natura troca 5 embalagens por produto novo . A Natura e a The Body Shop lançaram um programa de logística reversa em suas lojas. A cada cinco embalagens vazias das marcas, os clientes recebem um novo produto.

Logística reversa da Natura troca 5 embalagens por produto novo
Logística reversa da Natura troca 5 embalagens por produto novoImagem: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

As lojas da Natura receberão ainda produtos de qualquer uma das quatro marcas do grupo Natura &Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A iniciativa é uma parceria com a TerraCycle, empresa especializada em soluções de reciclagem. Para ganhar o brinde, não contam embalagens de amostras e frascos em miniatura.

O programa, por enquanto, é um investimento da Natura &CO e não gera receita para o grupo. A TerraCycle, contratada pela Natura, recolherá as embalagens e será responsável por todo o processo de reciclagem. Os materiais reciclados serão transformados em vasos de plantas, cones de trânsito, caixas para legumes e vegetais, entre outros utensílios. Mas, com o tempo, há a intenção de expandir a iniciativa, inclusive para as consultoras e revendedoras.

A Natura sempre teve sua imagem ligada ao desenvolvimento sustentável e possui diversas acões que envolvem a exploração de produtos da Amazonia de forma socialmente responsável e ecologicamente correta, especialmente com as comunidades ribeirinhas. Estas ações pioneiras se refletem no posicionamento da marca. O centro de distribuição em São Paulo trouxe inúmeras soluções inovadoras do ponto de vista ambiental até a pouco tempo no Brasil não eram adotadas na logística de produção e distribuição industrial. E isto acaba tendo um efeito positivo em outras empresas e de setores distintos que a Natura atua.

Ao ganhar escala, o projeto pode, inclusive, fornecer mais embalagens de plástico reciclado para a empresa. A diretora global de sustentabilidade da Natura, Denise Hills, lembra que a empresa já usa plástico reciclado e biodegradável.

Leia também: Bezos doará USD10bi no combate às mudanças climáticas (clique aqui para acessar o artigo)

Fonte: UOL e EStadão.com (Talita Nascimento)