FIFO e outras siglas

FIFO e outras siglas . Em gestão de estoque e logística existem alguns conceitos básicos. Você está por dentro deles?

FIFO

First In First Out ou o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (em português PEPS). Neste caso você tem que adotar processos que garantam que as cargas mais antigas sejam processadas primeiro para que saiam antes daquelas que chegaram posteriormente. Isto tem a ver com prazos de validade ou de transporte previamente acordado com os clientes também conhecido por sua sigla em inglês SLA

FIFO e outras siglas
FIFO e outras siglas

LIFO

Last In First Out ou o Ultimo que entra é o Primeiro que Sai (em português UEPS). A adoção deste critério desta medida tem a ver com a gestão de custo e contabilização dos valores.de compra e venda. É preciso acompanhar de perto quando o mercado apresenta oscilações bruscas de cotação por variações de oferta e demanda ou cambial. Isto ajuda a repassar para o preço do produto as variações do mercado e este sistema blinda de uma certa forma a empresa de perdas em caso reposição de estoque pois os valores foram repassados mais rapidamente do que se adotado o FIIFO.

FEFO

First Expire First Out ou o Primeiro a Vencer é o Primeiro a Sair (em português PVPS). Muito usado quando os produtos tem prazo de validade definidos em suas embalagens especialmente nos setores de alimentos, farmacêutico e hospitalar. Neste caso há necessidade completar o registro de lotes o que aumenta a complexidade de gestão de estoques e movimentação dos produtos. Além do prejuízo econômico existem outras implicações que impedem a sua comercialização quando o prazo de validade está vencido. Algumas organizações fazem promoções mas é preciso alertar os usuários que o prazo de validade é curto para evitar o seu consumo após o seu vencimento.

Seja o critério adotado para movimentação logística é importante contar com a tecnologia para poder assegurar a qualidade de seus pr0cedimentos.

Fonte: Publicado pelo Daniel Santos, com adaptações deste Blog no texto original