Na bandeira da diversidade inclua profissionais seniores

Na bandeira da diversidade inclua profissionais seniores. Muitas empresas estão seriamente preocupadas em incluir o respeito à diversidade em seus valores. Não é modismo, não é passageiro. É uma conscientização importante de um problema social crônico e enraizado. Sua mudança é fundamental para termos uma sociedade mais inclusiva e justa.

Na bandeira da diversidade inclua profissionais seniores. Foto originalmente publicada no site do metodo supera
Na bandeira da diversidade inclua profissionais seniores

São muitos grupos que precisam ter voz mas existe um segmento marginalizado que não escuto muita gente defender a bandeira de profissionais “cabeça branca” que são muitas vezes preteridos em suas organizaçõe pelo pecado de serem “velhos”. Claro não defendo que antiguidade é posto como algumas organizações piramidais preconizam. A meritocracia deve ser a base da ascensão profissional, mas o fato do profissional ter uma idade mais elevada não deveria ser motivo de exclusão de processos de promoção ou de contratação.

Recomendo um filme com o Robert de Niro e Anne Hathaway intitulado um Senhor Estagiário . Um profissional com alta capacitação recem contratado e marginalizado exatamente pelo fato de ser da terceira idade e aos poucos foi conquistando a confiança e o seu espaço de trabalho junto a CEO e dona da empresa.

Naturamente, que cabe exclusivamente aos profissionais seniores se manterem atualizados. Ninguém quer pessoas “contadoras de histórias” de um passado que a cada minuto se afasta mais ainda de um mundo em transformação.

Mas lembre-se de um ditado espanhol que fala que o “Diabo sabe mais por ser velho do que por ser Diabo!”. A bagagem de quem já enfrentou vários desafios .ao longo dos tempos permite uma avaliação com base em fatos reais e ajuda a dimensionar as ameaças e oportunidades frente a uma situação desafiante que pode ser uma crise ou uma chance que o mercado está te oferencedo. Avaliar as fortalezas e fraquezas exige uma formação multidisciplinar e aí a diversidade em todos sentidos ajuda muito a buscar uma visão mais ampla e universal evitando o viés de restringir demais as varíaveis analisadas.

Pense nisto! Dê oportunidades a profissionais seniores!

Leia também: Pense: o que te move? (clique aqui para ler o artigo completo)

2+