Boeing anuncia fim da produção do Jumbo 747 em 2022

Boeing anuncia fim da produção do Jumbo 747 em 2022 . A Boeing informou hoje que vai encerrar a produção do avião modelo 747, conhecido como Jumbo, dentro de dois anos ou seja, 2022.

Boeing anuncia fim da produção do Jumbo 747 em 2022 - Fonte: Viatrolebus
Boeing anuncia fim da produção do Jumbo 747 em 2022

A aeronave era produzida há mais de 50 anos e já foi o maior avião de passageiros do mundo. Em carta aberta enviada aos funcionários, a empresa norte-americana afirmou que a decisão foi tomada com base na “dinâmica e nas perspectivas do mercado atual”.

“O mercado simplesmente não suportará níveis maiores de produção neste momento, e nós temos de nos adaptar a isso”, disse o presidente da Boeing, Dave Calhoun, na carta. A fabricante disse ainda que seguirá dando suporte técnico aos compradores do 747 mesmo após o término da produção. Pandemia acelerou aposentadoria

Pandemia acelerou aposentadoria

A empresa, assim como outras fabricantes de aviões, foi fortemente impactada pela pandemia do coronavírus, que provocou o fechamento de diversas rotas internacionais e adiou planos das companhias aéreas. No entanto, as vendas do modelo 747 vinham caindo antes mesmo da pandemia. Empresas como a holandesa KLM e a australiana Qantas já haviam anunciado que aposentariam seus Jumbos e os trocariam por aviões mais econômicos e eficientes. Na visão de analistas, a crise do coronavírus acelerou a decisão da Boeing de encerrar a produção do 747.

Veja também Voo inaugural do novo Boeing 777X (clique aqui para ler o artigo completo)

Fonte: UOL Economia