Trabalho isolado ou solitário ?

Trabalho isolado ou solitário ? Sou do grupo de risco. Estou em home office desde o começo da pandemia. E como eu milhares de outras pessoas.

O home office é uma faca de dois de gumes. É preciso disciplina para manter as rotinas e produtividade, E ledo engano que a vida é mais prazeirosa ou mais fácil…

Trabalho isolado ou solitário ?  Foto: MUTANT BR
Trabalho isolado ou solitário ? Visão romântica do home office

Passado este tempo a maioria das pessoas já caiu na realidade. A visão romantica de ter o tempo de deslocamento entre casa/trabalho e vice-versa absorvido por atividades lúdicas já caiu por terra. Especialmente quem tem criança em casa. A separação das tarefas dentro do ambiente familiar não é fácil e manter a produtividade é uma missão desafiadora.

Uma primeira preocupação é ter um local de trabalho que possa ser usado de forma contínua e com certo conforto onde reproduza minimamente o ambiente corporativo, A prioridade é ter equipamentos como notebook e celular com acesso a internet para dar conta de tantas “calls” e “videochamadas”. Outro ponto de alerta é a questão ergonômica se refere cadeira e mesa adequadas.

Mas isto são apenas as questões ambientais…

O importante é o estado de espírito – Como enfrentar o Trabalho isolado ou solitário

Passados 90 dias, as questões que abordei antes já foram equacionadas. Mas e como está sua cabeça, Li uma refflexão do Max Gehringer sobre o tema.

Trabalho isolado ou solitário ? Não se afaste dos amigos e colegas.
Trabalho isolado ou solitário ?

Estar isolado é físico. Estou nesta situação. Evito sair a todo custo. E nos raros momentos que saio de casa tomo todos os cuidados para evitar o contágio, Minha esposa também.

Mas e no trabalho? Não estou “isolado” do ponto de vista mental. Tenho contato com clientes, fornecedores e colegas de forma diferente mas tão ou mais intensa do que no período pré-pandemia.

Ou seja, em nenhum momento eu me senti só (solitário). Aliás como estamos falando de um estado de espíríto, muitas das pessoas que estão com este sentimento provavelmente já tinham indícios desta solidão quando ainda conseguiam conviver com os demais colegas no mesmo ambiente.

E se você perceber que algum colega está “sumido” das “lives”, não faz nenhum tipo de contato, procure ele. Afaste aquele pensamento inicial que pode estar se aproveitando deste “caos” para fugir do trabalho. Muitos podem estar com dificuldades a se adaptar a este novo contexto.

E se você está se sentindo “escanteado” ou solitário, perca os seus medos e confidencie com sua liderança ou com algum colega com mais intimidade. Eles te ajudarão a reverter este sentimento de ser escanteado. Tenha a certeza que você pode contribuir e tem algo a dar para ajudar no sucesso de sua empresa.

Mas para isto é fundamentamental a sua mudança de atitude. E ela começa dentro de ti!

Leia também ; Pense: o que te move? (Clique aqui para ler o artigo)