Oportunidades ao seu alcance – O Chuchu de Ouro

Oportunidades ao seu alcance – O Chuchu de Ouro . Vocês gostam de chuchu? Provavelmente não. Eu faço parte de uma minoria. Eu adoro este estranho legume. Que para muitos não tem sabor.

E sabem porque eu gosto? Porque lembra minha mãe. 

Oportunidades ao seu alcance - O Chuchu de Ouro
Oportunidades ao seu alcance – O Chuchu de Ouro

Na minha adolescência a grana ficou curta na minha casa e minha mãe percebeu que no nosso pátio começou a crescer uns pés de chuchu e isto é uma praga. Cresce rápido e se prolifera. 

Comíamos chuchu de todos os jeitos. Minha mãe procurava variar o “cardápio”, maso chuchu era presença permanente na nossa dieta. O que eu mais gostava era uma tortilla de origem espanhola (como ela) com chuchu (substituindo a batata), ovo batido  e frito na frigideira.

Oportunidades ao seu alcance - O Chuchu de Ouro
Tortillha espanhola

Mas a produção era enorme. Minha mãe astuta começou a fazer até doce de chuchu. E sabe o que é mais incrível? Eu gostava dele!

Mas ela não parou aí. Começou a revender para algumas “fruteiras” (frutarias) como se fala no Sul o excedente de sua produção. 

Enquanto os vizinhos arrancavam com enxada a “erva daninha” minha mãe viu uma oportunidade de “ouro para melhorar o nosso cardápio a custo zero e com muita criatividade e ainda complementava a renda da família.

Onde nossos vizinhos viam problema minha mãe percebeu uma oportunidade. Não era grande. Mas era concreta e real. Ela agarrou com as duas mãos e até mudarmos para um apartamento, ela colheu literalmente bons frutos de chuchu.

E você ? Vê as oportunidades à sua volta? 

Muitas vezes deixamos de aproveitar as alternativas que a vida nos oferece, porque são efêmeras demais, são curtas demais, pequenas demais…

E o tempo vai passando e, de repente, alguém menos inteligente, menos dedicado consegue atingir um sucesso inesperado. E você espantado pensa alto Mas o Fulano? Quem diria! Chegou lá! Sim, mas ninguém acompanhou as idas e vindas e todos os sacrifícios e provações que esta pessoa que acreditou naquela oportunidade que quase quase todo mundo desdenhou.

E você já pensou nisto? E agora olha para o chuchu do mesmo jeito do inicio deste artigo ou não?

Leia também: Pense: o que te move? (clique aqui para ler o artigo)