Redes Sociais isolam ou aproximam?

Redes Sociais isolam ou aproximam? Pode parecer um paradoxo mas fiquei encafifado com este dilema: afinal as redes sociais isolam ou aproximam? Você já pensou neste paradoxo?

Redes Sociais isolam ou aproximam? Momento de refletir sobre os efeitos
Redes Sociais isolam ou aproximam?

Por que isolam?

Porque ficamos cercados de iguais, de pessoas que pensam da mesma forma, de crenças semelhantes, hábitos idênticos e tudo mais muito parecido. Isto nos dá um conforto enorme.

Nos faz parecer “normais” e assim o diferente é o errado. É estranho, anormal ou exótico. Estar cercado de pessoas assim nos tranquiliza, indica que estamos no caminho certo. Nos dá segurança. Muito conforto.

Mas esta blindagem ao contraditório mais que nos proteger pode nos envolver em uma bolha e ser uma éspecie de escapismo e isto pode ser perigoso do ponto de vista de não percebermos que algumas decisões que estamos tomando são baseadas em premissas falsas ou defasadas. A realidade mudou e não conseguimos compreender como isto veio a acontecer.

Por que aproximam?

Mas redes sociais nos permitem ao mesmo tempo conhecer o desconhecido. Sim, rede social também nos permite romper as fronteiras, nos levar a lugares nunca antes conhecidos. Nos colocar cara a cara com estranhos.

E nos aproxima do que está longe. Seja de pessoas amadas ou não. E como quase tudo o bem e o mal lado a lado.

Falo com meu filho do outro lado do mundo como se estivesse com ele na nossa casa ou na casa dele. Podemos mostrar coisas podemos ver as reações de seu rosto como se estivesses sentado lado a lado.

Aplaca a saudade, reduz as distâncias Acalma nossos corações.

Na minha opinião a forma de uso da rede social que dá o tom benigno ou maligno a estas ferramentas poderosas. Aliás eu já tinha abordado este assunto em um post anterior onde questinava se se a Rede Social te fazia bem ou mal? Clique aqui para ler o artigo anterior.

Afinal Redes Sociais isolam ou aproximam? Sua conduta define. O mistério permanece. Uma verdade e uma mentira. Você decide. Deixe um comentário com sua posição.