Drones no combate ao Coronavírus

Drones no combate ao Coronavírus. Três exemplos de como a criatividade e tecnologia podem auxiliar no combate à pandemia do novo Coronavírus, o Covid19. São iniciativas que foram adotadas de forma isolada mas se usadas de forma integrada permitiriam um ação integrada e com melhores resultados.

1. Drone dando mensagens de alerta para a população

Drones no combate ao Coronavírus - Equipamento com alto falantes
Drones no combate ao Coronavírus – Equipamento com alto falantes

Utilizado no Rio de Janeiro na orla da praia, o drone dotado de alto falantes permite um alerta eficaz e rápido para aqueles banhistas que não levaram a sério as orientações de isolamento social determinadas tanto pelo Prefeito Municipal quanto pelo Governador do Rio de Janeiro.

2. Drone medindo a temperatura da população

Um drone que mede a temperatura corporal a distância passou a ser utilizado para dar suporte a ações de combate ao novo coronavírus no estado. Através da tecnologia, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco podem identificar um grupo de pessoas com febre, um dos sintomas da doença Covid-19. O equipamento também é dotado de altofalantes que permite pedir o afastamento de aglomerados de população em caso de identificar concentração de população ou evidencias de pessoas com temperatura acima do indicador usado e as autoridades da saúde para identificar possíveis infectados pelo coronavírus.

Um drone que mede a temperatura corporal a distância passou a ser utilizado para dar suporte a ações de combate ao novo coronavírus no estado. Através da tecnologia, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco podem identificar um grupo de pessoas com febre, um dos sintomas da doença Covid-19
Drones no combate ao Coronavírus – Medindo a temperatura da população

3 Drone borrifador de solução higienizadora

Drones no combate ao Coronavírus - borrifando  solução higienizadora sobre o largo mercado em Porto Alegre
Drones no combate ao Coronavírus – borrifando solução higienizadora sobre o largo mercado em Porto Alegre

O drone é visto como uma alternativa eficiente para a desinfecção de ambientes abertos: pode carregar 10 quilos de produtos químicos, não envolve a exposição de pessoas e pode agir sobre até 25 hectares em um único dia, incluindo áreas de difícil acesso. A aeronave em questão foi adaptada a partir de um veículo agrícola que pulveriza produtos sobre grandes áreas plantadas.

Com parceiros na China, a SkyDrones solicitou protocolos de desinfecção para saber sobre os produtos aplicados. A partir disso, as substâncias foram dosadas, com apoio do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os drones foram utilizados em diferentes lugares da cidade para demonstrar sua eficácia.

São três exemplos de como a tecnologia aplicada aliada à pesquisa e ao desenvolvimento podem apresentar alternativas aos desafios do poder público e do mercado.

Fonte: Estadão.com, G1, Zerohora e Record