As Aéreas vão sobreviver a pandemia

As Aéreas vão sobreviver a pandemia . Fiquei em dúvida como pontuar a frase. Afirmativa, exclamação ou interrogação? Trabalhei muito tempo ligado à aviação, 5 anos em uma agência de viagens a Continental Turismo do meu querido e saudoso amigo, líder e padrinho Moacir Zandonai em Porto Alegre na minha adolescência. e início da fase adulta. Durante este período conheci o funcionamento da cias aéreas e toda complexa engrenagem do turismo.

As Aéreas vão sobreviver a pandemia
South Africa Aiways vai demitir todos funcionários e fechará as portas

Além da oportunidade de conhecer muitas cidades brasileiras e dois países entre os quais Portugal. Lá visitei Estarreja, a terra natal do meu pai, o “seu” Manuel e berço da minha família paterna.

Quase diuas décadas depois entrei em uma cia aérea, a VASP e depois prestei serviço como terceirizado do Grupo VARIG. sempre na área de carga e logística.. Duas experiências incríveis.

Amo muito aviões. Não perco a oportunidade de observar eles e por coincidência, em São Paulo, morei sempre perto dos aeroportos. Eu não me canso de olhar para os céus para ver estas incríveis máquinas voadoras.

Hoje li com apreensão a notícia que a cia áerea da Africa do Sul a South African Airways vai demitir todos os funcionários e fechar as portas até o final do mês de Abril/2020. Após o único acionista da empresa (o governo da África do Sul) informar que não faria mais novos investimentos, A empresa não vê mais possibilidade de resgate e irá à falência. Clique aqui e veja o artigo completo publicado no site AeroIN.

Passei por crises em ambas empresas e sei por experiencia na própria pele o quanto é doloroso este processo para clientes, fornecedores, parceiros e, principalmente, para os funcionários e suas famílias.

O impacto destas empresas que tem suas despesas majoritariamente pagas em dolar/euro, como o leasing de aeronaves e combustível de aviação, associada à interrupção de suas atividades por um período tão longo é realmente é muito forte.

As Aéreas vão sobreviver a pandemia ? Espero que sim, mas para isto vão precisar de ajuda do governo. Não vejo outra alternativa posível neste momento.