De imprescindível a descartável

De imprescindível a descartável. Um dos papéis que exerci sempre com prazer como líder era identificar colaboradores-chave que se dedicavam de forma desequilibrada ao trabalho.

De imprescindível a descartável

Como assim? Mas não é o “modelo” de colaborador que as empresas mais buscam? Não!

Quem pensa isto está errado! Quem se sacrifica trabalhando mais que o razoável deixando de se aprimorar e desenvolver novas habilidades terá vida útil abreviada.

Quando uma empresa nasce seja das convencionais ou startup tem aquela fase heróica que no final da noite alguém pede pizza ou esfiha e o baile segue enquanto houver forças e no dia seguinte tudo se repete de novo.

Nesta fase não há regra. Pessoas sobem de cargo e recebem aumento de forma passional. Não há um critério definido os donos ou executivos definem e pronto. Normalmente não olham graduação ou tempo de casa. O que vale é o resultado ou proximidade (não necessariamente nesta ordem!)

Mas chega um momento que a organização precisa criar suas regras. Ela cresceu e não é mais possível o dono ou seus executivos conhecerem todos os colaboradores pelo nome e suas origens.

Então surge Plano de Carreira, auditoria, governança corporativa e mais um sem número de regras para gerir as relações internas.  

Quem ficou parado em termos de escolaridade, formação e desenvolvimento pessoal pode ter sua obsolescência decretada de forma definitiva. 

Portanto tenha cuidado e se atualize enquanto é tempo. Eu tenho muito orgulho de ter promovido dezenas de líderes que já haviam desistido das salas de aula e voltaram para os bancos escolares.

Tenho insistido no conceito de ensino continuado permanente ou de longo prazo ou como agora é denominado de “lifelong learning” (clique aqui e veja meu post a respeito).

Eu próprio tenho procurado me desenvolver e voltei aos bancos escolares para me atualizar fazendo um MBA e tenho estudado por varias formas e as plataformas EAD são uma alternativa viável tanto do ponto de vista de agenda quanto de valores dos cursos.

Lembre-se que De imprescindível a descartável é um piscar de olhos!

Se você está reduzindo o seu ritmo em função do Coronavírus aproveite-se se recicle! Use seu tempo de forma correta. Nada de ficar de olho nas fake news ou no “ do WhatsApp (kkk)!

Portanto, olho vivo e faro fino!