O escorpião e a rã

O escorpião e a rã é a nossa fábula corporativa de hoje. Dizem que certa noite na floresta um caçador monta acampamento e acende uma pequena fogueira para se aquecer do frio.

Uma fábula corporativa atual que aborda como lidar com pessoas negativas e tóxicas no ambiente de trabalho.
O escorpião e a rã

Perto dali um escorpião observa atentamente e fica deslumbrado com o fogo provocado pelo caçador, e pensa como seria possível produzir coisa tão maravilhosa. Passa a noite ali admirando aquele prodígio.

Pela manhã bem cedo, o caçador se prepara para seguir seu caminho e apaga a fogueira com um punhado de terra.

Logo que o caçador se afasta o escorpião se aproxima da fogueira e pensa: “Se ele consegue produzir tal maravilha, eu também posso. Basta descobrir o segredo.” e passa a remexer a terra buscando algo que produziria o fogo quando, de súbito, uma pequena fagulha ainda incandescente salta sobre um punhado de folhas secas, provocando grande incêndio na floresta. É dado o alarme: pássaros passam em revoada, outros animais correm em direção ao rio…

Apavorado com o incêndio de enormes proporções, o escorpião também corre apavorado para o rio, onde encontra uma rã pronta para se lançar na água e nadar até a outra margem, livrando-se do incêndio. Aumenta o desespero do escorpião, pois não tem azas e não sabe nadar. Pior, ninguém se propõe a ajudá-lo. Sua fama o precede.

A rã, vendo a cena, lhe oferece ajuda: “…mas você tem de se comportar!”

A proximidade do fogo, e da morte, servem de motivação para o escorpião concordar com todas as exigências da rã.

Acerto verbal selado, o escorpião sobe nas costas da rã e se inicia a travessia.

No meio do rio, a rã sente a ferroada. Antes de morrer, a pergunta:  “Por quê você fez isso escorpião?! Agora nós dois vamos morrer!”

Constrangido, o escorpião confessa: “Desculpe. É a minha natureza.”o am

E no ambiente corporativo? Você já cruzou com escorpiões invejosos que ficam tentando roubar ou copiar a fogueira dos caçadores? 

E você já tentou salvar um deles? Tentou carregar literalmente nas costas colegas incompetentes ou preguiçosos?

Deu resultado? Talvez por um pequeno espaço de tempo. Ninguém consegue encobrir colegas que tenham este tipo de comportamento no ambiente de trabalho.

Fique atento e não se deixe usar por colegas ou chefes “tóxicos”! 

Se preferir, escute este episódio no meu podcast:

Se você preferir , assista o vídeo que fiz sobre o mesmo tema:

O escorpião e a rã

n