Maior empreendimento logístico em Portugal

Maior empreendimento logístico em Portugal . É a 25 km de Lisboa que está a ser construído o maior empreendimento logístico do país. O projeto, que implica um investimento de 147 milhões de euros, está a ser levado a cabo pela Merlin Properties. O futuro hub logístico, uma vez finalizado, no início de 2021, somará um total de 225.000 metros quadrados (m2) de armazéns e “será único nas suas dimensões e características”, segundo promete maior empresa imobiliária cotada na Bolsa espanhola, que começou também a cotar na Bolsa de Lisboa recentemente.

Maior empreendimento logístico em Portugal – maquete dão cobndominuo

Numa primeira fase, a Merlin Properties inicia a construção do primeiro armazém, com aproximadamente 45.000 m2 de Área Locável e, “posteriormente, avancará com a construção dos restantes armazéns, à medida que a procura o justificar”, revela em comunicado.

O projeto, com a designação oficial de MERLIN Plataforma Logística Lisboa Norte (PLLN), situa-se no eixo Lisboa-Porto e “já captou o interesse de várias empresas que pretendem instalar-se no futuro parque logístico”, diz a empresa, destacando os “excelentes acessos tanto por via aérea, terrestre ou marítima”, que fazem daquela localização “ideal para desenvolvimento da atividade logística”.

João Cristina, responsável da MERLIN Properties em Portugal, explica que “com Lisboa Norte marcamos a diferença no mercado logístico português, tradicionalmente atomizado, em benefício de uma maior concentração de metros quadrados disponíveis adaptados a todas as necessidades dos operadores atuais. Além disso, trata-se de um empreendimento sem precedentes no mercado português, que oferece a oportunidade para criar projetos chave na mão para as principais empresas de e-commerce e operadores nacionais e internacionais”.

Maior empreendimento logístico em Portugal – localização

Presença ibérica

A empresa já está presente nos pontos chave do mercado logístico da península, como Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Saragoça ou Vitória-Bilbau. A PLLN faz parte do Plan Best III, um programa com o qual a empresa prevê desenvolver novos espaços logísticos que vão somar 500.000 m2 ao seu portfolio atual.

“Uma vez finalizados todos os empreendimentos previstos, juntamente com os contemplados no Plan Best II, a empresa contará com cerca de 3.000.000 m2 de área locável (incluída a Zona de Atividades Logísticas do Porto de Barcelona), o que a posicionará como a maior proprietária de espaços logísticos da Península Ibérica”, destaca no comunicado.

A Merlin Properties investe principalmente em escritórios, centros comerciais e plataformas logísticas nos segmentos Core e Core Plus, formando parte dos índices de referência IBEX 35, Euro STOXX 600, FTSE EPRA/NAREIT Global Real Estate Index, GPR Global Index, GPR-250 Index e MSCI Small Caps.

Fonte: Idealista PT