Fábrica da Tesla no Brasil

Fábrica da Tesla no Brasil . O presidente do Brasil Jair Bolsonaro afirmou na sexta-feira (21.fev.2020) por meio da sua conta no Twitter que vai discutir a instalação de uma fábrica de carros elétricos da Tesla no Brasil em viagem aos EUA em março. “Em março estarei nos Estados Unidos. Em nossa extensa agenda a possibilidade da Tesla no Brasil”, escreveu.

Governo brasileiro quer trazer a fábrica de carros elétricos da Tesla para o país
Fábrica da Tesla no Brasil

Posição do ministro Marcos Pontes

Nesta manhã, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, também falou sobre a iniciativa. Twitter, ele informou que já foram realizadas reuniões com um executivo da Tesla e, nesta semana, com o ministro-conselheiro da embaixada dos EUA no Brasil, William Popp.

Nesta quinta-feira (20.fev/20), o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, já havia dito que o governo federal estava interessado nesse negócio e que as negociações já haviam iniciado.

Eduardo publicou, na sua conta do Twitter, que participou de videoconferência com Pontes e com o ministro-conselheiro da embaixada dos EUA no Brasil, William Popp, “tratando de atrair para o Brasil fábrica da americana Tesla”.

Segundo a agenda pública de Pontes, ele já havia se encontrado, na semana anterior, com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC) e com o diretor de Desenvolvimento Econômico de Criciúma (SC), Claiton Pacheco Galdino, para traçar o planejamento sobre isso.

A montadora Tesla

A montadora de veículos elétricos comandada pelo empresário Elon Musk superou a marca de US$ 100 bilhões em valor de mercado em janeiro deste ano.

A Tesla produz automóveis elétricos com uso intenso de tecnologia onde o destaque é a sua bateria de maior duração e autonomia.

Outro ponto altamente favorável é o design do veículo, que o torna objeto de desejo.

Para o país seria emblemática a inauguração de uma planta automobilística para produzir veículos elétricos de ponta. Seria um estímulo para o Brasil recuperar o atraso tecnológico nesta área de combate ao efeito estufa. A presença da Tesla forçaria a chegada de outros fabricantes com modelos de carros elétricos de valores mais baixos.

Fonte: Poder 360