Bezos doará USD10bi no combate às mudanças climáticas

Bezos doará USD10bi no combate às mudanças climáticas . O multimilionário americano Jeff Bezos afimou nesta segunda-feira (17/02/2020) que planeja doar 10 bilhões de dólares para financiar um fundo voltado a combater as mudanças climáticas. O anúncio foi feito no perfil do fundador da Amazon no Instagram.

Bezos doará USD10bi no combate às mudanças climáticas. Crédito Deutsche Welle Brasil
Bezos doará USD10bi no combate às mudanças climáticas

“Quero trabalhar ao lado de outros para ampliar conhecimentos e explorar novos caminhos para combater o impacto devastador da mudança climática”, escreveu Bezos aos seus 1,4 milhão de seguidores.

O homem mais rico do mundo, cujo patrimônio é estimado mais de 100 bilhões de dólares, disse que pretende já neste ano conceder bolsas a cientistas, ativistas e ONGs que trabalham para proteger a Terra pela fundação Bezos Earth Fund.

Com o anúncio, Bezos entra na lista de bilionários que dedicam fundos substanciais para enfrentar os impactos do aquecimento global, como Bill Gates e Michael Bloomberg.

Cortar as emissões será um desafio para a própria Amazon, que movimenta bilhões de itens em todo o mundo por ano e possui uma enorme pegada de carbono em seu setor de transporte e no centro dados. A empresa enfrenta críticas ambientais de seus próprios funcionários.

No ano passado, Bezos prometeu tornar a Amazon uma empresa neutra em carbono até 2040 e anunciou a compra de 100 mil veículos elétricos para entregas. Além disso, disse que investirá 100 milhões de dólares no reflorestamento de florestas e áreas úmidas.

Protestos de ambientalistas e ativistas

A varejista online enfrentou protestos de ambientalistas e a pressão de seus funcionários para tomar medidas mais drásticas para frear o aquecimento global.

O grupo de ativistas Funcionários da Amazon por Justiça Climática saudou o anúncio de Bezos, mas lembrou que ele não compensa o uso de combustíveis fósseis e outras atividades da empresa que impulsionam o aquecimento global. “Aplaudimos a filantropia de Bezos, mas uma mão não pode dar e a outra tirar”, disse.

Fonte: Deutsche Welle Brasil, CN/afp/rtr/ap